Campanha Novembro Azul incentiva exames para diagnóstico do câncer de próstata

Palestra sobre o tema foi promovida pelo NAE
22/11/2016 18:43 | Da Redação Beatriz Correia - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Fábio Schutz, Hamilton Zampolli, Fernando Capez ,Coronel Camilo e Malene Oliveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196503.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Roberto ,Fábio Schutz, Amilto Zantali, Coronel Camilo , Malene Oliveira e Marcelo Sampaio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196501.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196504.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Camilo  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196505.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes na palestra <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196506.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa sediou, no dia 21/11, a palestra Cuidar da Saúde Também É Coisa de Homem, uma programação da campanha Novembro Azul. A ação foi uma iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com o Núcleo de Avaliação Estratégica (NAE) da Assembleia Legislativa.

O presidente da Casa, Fernando Capez, ressaltou a importância do evento. "Nós não vamos conseguir erradicar a doença, mas uma única vida salva já justifica esta iniciativa". O deputado Coronel Camilo (PSD) presidiu a cerimônia e afirmou: "O preconceito dos homens em relação ao exame pode custar a vida de muitos". Ele realizou uma campanha interna na Polícia Militar de prevenção à doença.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são registrados por ano, no Brasil, 60 mil novos casos de câncer de próstata e 13 mil mortes em decorrência da doença. A estimativa é de que haja uma morte a cada 40 minutos. O urologista Hamilton Zampolli afirmou que 90% dos tumores iniciais têm cura, mesmo quando a doença é mais agressiva.

O médico explica ainda que países mais desenvolvidos têm maiores índices da doença por conta de hábitos alimentares, enquanto a população de regiões mais pobres apresenta menos casos. "No Brasil, o maior número de casos é em São Paulo, a mais desenvolvida do país".

Os palestrantes, assim como os deputados, reforçaram que o preconceito é um dos principais fatores para os homens não investirem na saúde preventiva. Os exames para o diagnóstico são o toque retal e o de sangue (Antígeno Prostático Específico), que devem ser feitos a partir dos 45 anos. A doença pode não apresentar sintomas mesmo em estágios avançados.



Campanha

A campanha Novembro Azul é uma criação brasileira do Instituto Lado a Lado com a Vida. A presidente da organização, Marlene Oliveira, declarou que a campanha é um incentivo para que os homens cuidem mais da própria saúde de forma geral. Marlene explicou também que é preciso melhorar o acesso do público masculino ao sistema de saúde. "Nosso objetivo é fazer com que os homens sejam gerenciadores da sua própria saúde".

Além dos citados, a mesa contou com a presença do oncologista Fábio Schutz, do cardiologista Marcelo Sampaio, do jornalista Jorge Machado e do coordenador do NAE, Paulo Roberto Bonjorno.

alesp