Audiência ouve denúncia de prática de racismo dentro de empresa aérea


24/11/2016 20:45 | Da Redação Beatriz Correia - Foto: Marco Cardelino

Compartilhar:

Reunião desta quinta-feira, 24/11<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196641.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Roberto Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196642.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública de prática de racismo dentro de empresa aérea<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196643.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na noite desta quinta-feira, 24/11, a Assembleia Legislativa sediou audiência pública para ouvir denúncia de prática de racismo dentro da empresa de transporte aéreos Latam. A reunião foi promovida por entidades de movimento negro e contou com apoio da deputada Leci Brandão (PCdoB).

José Roberto Santos, ex-funcionário da empresa, disse que foi vítima de prática racista perpetrada por um colega de trabalho em 2015. Ele afirmou que denunciou o fato a um supervisor e, sem que algo fosse feito a respeito, procurou o Ministério Público do Trabalho.

José Roberto declarou: "Eu queria que a empresa reconhecesse que errou. Eu e o Fidel (outro colega de trabalho) éramos vigiados, não podiamos nem conversar". Fidel Samorra, presente na audiência, informou que continua na empresa e que atos de preconceito ainda são praticados.

Segundo nota divulgada na audiência, a empresa teve outra denúncia de caso de racismo. Em dezembro de 2015, artistas que retornavam a São Paulo, da 4ª Conferência Nacional da Juventude, em Brasília, foram alvo de racismo por parte de um passageiro. A tripulação o trocou de lugar, a pedido, para que não se sentasse ao lado das jovens negras. A empresa não registrou o caso.

Santos foi demitido da Latam após ganhar processo judicial por danos morais contra a empresa.

Estiveram presentes na audiência Rosa Anacleto e João Vieira, da Unegro; Reginaldo Souza, presidente do Sindicato dos Aeroviários; José Adão Oliveira, do Movimento Negro Unificado; Ricardo Yamazaki, do gabinete da deputada Leci Brandão (PCdoB); e representantes dos movimentos sociais Sarau do Povo, da região do Capão Redondo, e Ideologia Fatal.

A empresa Latam foi convidada a participar da audiência, mas não mandou representante.

alesp