Direito à liberdade de expressão e manifestação é tema de frente parlamentar

Movimento propõe a criação de um canal de diálogo entre a sociedade civil e o Parlamento
25/11/2016 15:35 | Da Redação Beatriz Correia - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Frente foi lançada nessa quarta-feira, 24/11<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196666.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beth Sahão (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196673.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Zico Prado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196668.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auditório Franco Montoro da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196669.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares e autoridades presentes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196670.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196671.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar em Defesa do Direito de Manifestação e da Liberdade de Expressão, lançada na quarta-feira, 24/11, na Assembleia Legislativa, contou com a presença de deputados, vereadores, representantes de instituições públicas e privadas ligadas aos direitos humanos, além de alunos e manifestantes.

A frente, cujo foco é a luta contra a violência policial e pela a desmilitarização da Polícia Militar de São Paulo, tem a coordenação do líder do PT na Assembleia Legislativa, o deputado José Zico Prado. Durante o evento, foram expostos dados e casos de agressões cometidas por agentes e proposta a criação de um canal de diálogo entre a sociedade civil e o Parlamento a fim de incentivar a criação de políticas públicas que garantam o direito de se expressar no Estado de São Paulo.

Zico Prado explicou a impor­tância dos direitos humanos na sociedade civil: "o direito da liberdade e de se manifestar deve estar presente cada dia mais neste país". O deputado divulgou que o documento para abertura da frente recebeu a assinatura de outros 26 parlamentares.

O representante da Comissão de Justiça e Paz, Antônio Funari, defendeu que todos os interessados no direito pela democracia devem participar da frente. "A lei contra o crime organizado passou a ser utilizada contra as manifestações", afirma Funari. A assessora criminal da Defensoria Pública do Estado, Maira Corasi, apoiou o fortalecimento das fiscalizações dentro de instituições responsáveis pela segurança social.

A Frente recebeu a estudante Deborah Fabri, que perdeu a visão do olho direito quando uma bomba explodiu perto dela durante protesto no dia 31/8. A estudante ressaltou a "falta de humanidade de todos os lados", pois, segundo ela, os médicos tiveram resistência em operá-la por ser manifestante.

Além dos citados, estiveram presentes os deputados petistas Luiz Fernando, Alencar Santana e Beth Sahão, o vereador eleito Eduardo Suplicy, o pastor Ariovaldo, o ouvidor da Defensoria Pública Alderón Costa, o promotor de Justiça Fernando Kfouri, a presidente do Conselho de Defesa da Pessoa Humana (Condepe) Maria Nazareth Cupertino e Camila Marques, da ONG Artigo 19.

alesp