Workshop sobre turismo de pesca esportiva no rio Grande


25/11/2016 18:41 | Da redação*

Compartilhar:

Workshop desta quarta-feira, 24/11<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196711.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O coordenador da Frente Parlamentar em Apoio da Pesca e Aquicultura do Estado, deputado Sebastião Santos (PRB), participou do 1º Workshop para Desenvolvimento do Turismo de Pesca Esportiva da Região do Rio Grande, realizado no dia 24/11, na Pousada do Pintado, em Orindiuva.

O evento contou com a participação de representantes de 17 cidades de São Paulo e Minas Gerais, do governo federal, das áreas de meio ambiente, turismo e pesca, assim como de empresas do setor e pescadores esportivos.

O principal objetivo do evento foi a apresentação, discussão e planejamento de alternativas sociais e econômicas para o desenvolvimento sustentável da região, com base no turismo da pesca esportiva. Outro ponto discutido foi a adequação e modernização dos destinos de pesca turística, além da qualificação dos profissionais envolvidos e a divulgação internacional do trabalho.

"Devemos pensar no rio Grande como um centro amplo de ecoturismo, que podemos explorar para geração de renda. O turismo de pesca tem de interagir com outras atrações para que a região fique conhecida", ressaltou Nelson Antônio Filho, proprietário da Pousada do Pintado.

Sebastião Santos ressaltou a necessidade de um amplo debate na Frente Parlamentar em Apoio à Pesca e Aquicultura, adequação das leis estaduais e federais. "Precisamos mudar a forma de fazer o turismo de pesca no Estado de São Paulo, para que ele seja regulamentado de forma correta. Buscaremos parcerias para projetos que ampliem o turismo de pesca".

Segundo o presidente da Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe), Antônio Carlos Araújo, o foco do workshop foi debater grandes ações em prol do turismo de pesca e da ampliação de projetos nos municípios da região do rio Grande. "O principal elemento que impulsiona esse turismo é a conscientização da população e das autoridades da região, que juntos podem buscar mecanismos inteligentes para geração de renda e proteção ambiental. A Anepe tem esse objetivo, do pesque-e-solte", explicou.

Presentes na mesa de autoridades, além dos citados, o prefeito de Orindiuva, Maurício Bronca; o conselheiro estratégico da Anepe, Marcos Gluek; o representante do Ibama, Renato Felicio; e o comandante da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, Coronel Douglas Navarro.

*Com a colaboração da assessoria do deputado Sebastião Santos.

alesp