Alunos apresentam peça de teatro na Assembleia


25/11/2016 18:45 | Da Redação Larissa Leão - Fotos: Mauricio de Souza

Compartilhar:

Apresentação desta sexta-feira, 25/11<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196716.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alunos durante apresentação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196717.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Teotônio Vilela<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196718.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alunos se apresentam <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196719.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196720.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os alunos da Escola Estadual Martins Pena apresentaram nesta sexta-feira, 25/11, no auditório Teotônio Vilela, a peça "Quadro Negro - Lágrimas não apagam a dor do desespero", roteiro escrito pelos alunos e pelo professor, Michael de Souza, de língua portuguesa e literatura. O encontro foi promovido pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL), que incentivou os estudantes a conduzirem o projeto alternativo cultural na Assembleia Legislativa.

A história da peça faz uma crítica à realidade social em que os alunos estão inseridos. Ela conta a história de uma moça, chamada Fernanda, que vem de uma classe inferior e que passa por dificuldades financeiras e sociais. A estudante do 2º ano do ensino médio Jakeline Oliveira, que interpretou a personagem, ressalta que a peça também quis levantar temas como falta de professores e de organização, que eles, alunos de escola pública, têm enfrentado.

O professor Michael acentuou que a personagem "não tinha reconhecimento pela sociedade", o que a levou, após receber uma herança, a se mudar para a Europa. Para ele, por meio da ficção literária, é possível mostrar a realidade social e trazer esse debate à reflexão.

O deputado parabenizou os estudantes e frisou a importância de se estimular a mobilidade cultural. "Muitas escolas não têm espaços para divulgar essas atividades", explicou, frisando a importância de se incentivar essa produção cultural. Além disso, Giannazi falou da nova reforma no ensino médio que o governo Michel Temer pretende implantar, extinguindo o ensino de artes. Para o deputado, isso "é um absurdo, pois a disciplina ajuda no desenvolvimento cultural do aluno".

alesp