Programa de combate à violência contra a mulher é lançado na Assembleia


28/11/2016 17:53 | Da Redação Beatriz Correia - Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Público presente na solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196746.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dalva Christofoletti, João Santos, Cléia Gomes, Fernado Capez, Marta Lívia Suplicy, Rosangela Lira e Nina Orlow<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196747.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Albertina Duarte, 	Dalva Christofoletti, João Santos, Cléia Gomes, Marta Lívia Suplicy, Rosangela Lira e Nina Orlow<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196748.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Santos homenageia com flores Cléia Gomes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196749.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196750.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente no evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196751.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez  discursa no evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196752.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Libra (Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil), em parceria com a deputada Clélia Gomes (PHS), lançou na sexta-feira, 25/11, na Assembleia Legislativa, o Programa de Capacitação para o Combate à Violência Contra a Mulher.

O evento contou com a participação do presidente da Casa, deputado Fernando Capez, que destacou uma realidade ainda vivida no século XXI: a violência praticada contra as mulheres de diversas classes sociais dentro de suas próprias casas. O parlamentar, além de observar que nem todas as agressões são físicas, ressaltou que "não faz muito tempo que abrimos os livros e a jurisprudência para o estupro. Desde 1940, o estupro era considerado um crime contra os costumes e não contra a dignidade".

A deputada Clélia Gomes se emocionou ao apresentar um depoimento pessoal de situações de violência vivida dentro de casa com seu próprio pai, e, posteriormente, com o ex-marido. Falou sobre a importância do direito e respeito à mulher e sobre o trabalho realizado pela Libra. Clélia recebeu uma homenagem de João Santos, da ONG Bem Querer Mulher.

Segundo as organizadoras, o objetivo do programa é conscientizar a população sobre as diferentes formas de violência contra a mulher e ampliar o conhecimento sobre a Lei Maria da Penha, além de criar um conselho de capacitação ao combate da violência contra a mulher.

Dalva Christofoletti, presidente da Confederação Nacional dos Municípios, foi apoiada por Clélia Gomes quando falou sobre o papel e a evolução da mulher na política. "Este mês, nós reunimos 5.200 prefeitos e, dentre esses, apenas 639 eram mulheres", observou Dalva. "Há 55 anos quando comecei a ir ao Senado Federal, não tinha banheiro feminino. Nós precisamos de mais mulheres na política", asseverou a presidente.

alesp