Isenção no transporte público para portadores de HIV


30/11/2016 16:36 | Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

Compartilhar:

Maria Lúcia Amary (ao microfone) preside audiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196925.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar de Enfrentamento às DST/HIV/AIDS, coordenada por Maria Lúcia Amary (PSDB), promoveu, no dia 29/11, audiência pública para debater a isenção tarifária do transporte público aos portadores de HIV/AIDS. A deputada presidiu a reunião com representantes de secretarias estaduais, associações e ONGs. As conclusões serão levadas ao governo do Estado, visando a concessão do benefício.

"Com a ajuda das secretarias da Saúde, dos Transportes Metropolitanos e de Desenvolvimento Social, vamos reunir dados e elaborar um relatório para encaminharmos ao governador", explicou a deputada.

De acordo com a Secretaria da Saúde, em 2014, 257.441 pessoas estavam infectadas pelo HIV, no Estado de São Paulo, sendo que 205.953 foram diagnosticadas com Aids e 155.332 continuaram em tratamento no sistema de saúde. "Concluímos que cerca de 50 mil pessoas abandonaram o tratamento. Este número sobe para 100 mil se somarmos as que não sabem que estão contaminadas", analisa Maria Lúcia.

Participaram do debate Maria Clara Gianna, diretora técnica do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids, representando o secretário da Saúde; Maristela Hespanhol, representando o secretário dos Transportes Metropolitanos; Rodrigo Pinheiro, presidente do Fórum das ONG-Aids de São Paulo; Paulo Giacomini, secretário de Informação e Comunicação da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids; e Aristides Gonçalves, representando o secretário de Desenvolvimento Social.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp