Ex-secretário da Educação fala à CPI da Merenda

Para Herman Voorwald, se ocorreram irregularidades, elas ocorreram dentro das coordenadorias
30/11/2016 17:45 | Da Redação - Fotos: Marco Cardelino

Compartilhar:

CPI  ocorreu nesta quarta-feira, 30/11<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196927.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Herman Jacobus Cornelis Voorwald<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196928.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Joaquim Geraldo Pereira da Silva <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196930.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Herman Jacobus Cornelis Voorwald e Marcos Zerbini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196931.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Estevam Galvão, Barros Munhoz, Delegado Olim e Adilson Rossi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196932.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196941.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196942.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcia Lia e Beth Sahão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196943.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Joaquim Geraldo Pereira da Silva e Marcos Zerbini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2016/fg196962.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura irregularidades em contratos para fornecimento de merenda escolar no Estado de São Paulo ouviu, nesta quarta-feira, 30/11, o ex-secretário da Educação Herman Voorwald, que chefiava a pasta à época em que foram firmados contratos com a Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar (Coaf).

A cooperativa, sediada no município de Bebedouro, passou a ser investigada pela Polícia Civil e Ministério Público Estadual no final de 2015, quando foi deflagrada a Operação Alba Branca.

A CPI da Merenda foi instalada em junho de 2016 e já ouviu o depoimento de agentes públicos que atuam ou atuaram na Secretaria da Educação, na Casa Civil e na Assembleia Legislativa. A comissão é presidida por Marcos Zerbini (PSDB) e tem como relator o deputado Estevam Galvão (DEM).

Descentralização

Tanto na sua apresentação, quanto nas respostas aos questionamentos feitos pelos deputados, Herman Voorwald focalizou a reestruturação que conduziu na Secretaria da Educação em 2012, a partir da edição, pelo governador Geraldo Alckmin, do Decreto 57.141/2011. De acordo com ele, na reestruturação, as ações foram descentralizadas em coordenadorias − entre elas a Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços Escolares (Cise), responsável pela merenda escolar −, que passaram a ser unidades orçamentárias.

Dessa forma, "os coordenadores montaram sua equipe do jeito que quiseram e com as pessoas que quiseram", disse Herman Voorwald. "Se aconteceram as irregularidades, elas ocorreram dentro das coordenadorias", concluiu.

O ex-secretário considerou que o relatório da CPI será importante para que a Secretaria da Educação reveja seus processos. "As pessoas que tiverem responsabilidades terão de ser penalizadas", afirmou.

A CPI da Merenda também ouviu o sócio e administrador da empresa Riocamp Negócios Institucionais, Joaquim Geraldo Pereira da Silva. Sem precisar seu âmbito de atuação, o administrador disse que fazia consultoria para a Coaf e recebia comissões que variavam de 2% a 21% do valor dos contratos que a empresa assinava com prefeituras para fornecimento de produtos para merenda.

A pauta da reunião desta quarta-feira previa, ainda, a discussão e votação de 45 requerimentos. Todos tiveram pedidos de vista.

alesp