CPI ouve o ex-secretário de Educação e o consultor da Coaf


02/12/2016 17:33 | Da assessoria do deputado Estevem Galvão

Compartilhar:

Reunião da CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2016/fg197154.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os deputados que integram a CPI da Merenda receberam, no dia 30/11, o ex-secretário estadual da Educação, Herman Voorwald, que prestou esclarecimentos sobre o funcionamento da pasta durante sua gestão e respondeu a perguntas dos parlamentares que investigam supostas fraudes na aquisição de merenda escolar no Estado de São Paulo.

Questionado pelos deputados, esclareceu que o funcionamento das coordenadorias era de responsabilidade dos próprios coordenadores. "Venho do ensino superior, minha experiência era nesta área e não na educação básica. Quando fui convidado pelo governador para assumir a secretaria, cheguei sem conhecer ninguém, portanto optei por manter as equipes existentes. O coordenador é um ordenador de despesas, responsável pelas ações naquele setor e deve indicar sua própria equipe. Nunca interferi nisso", afirmou.

A segunda testemunha a prestar depoimento foi o sócio e administrador da empresa Riocamp Negócios Institucionais, Joaquim Geraldo Pereira da Silva, que prestava serviço de consultoria para a Cooperativa de Agricultura Familiar. Ele admitiu que recebia um percentual do contrato firmado entre a cooperativa e as prefeituras municipais. "Não existia um valor fixo, eu recebia de 5% a 21% do valor total do contrato. Um deles chegou a ser fechado no valor de R$ 1,3 milhão, mas não foi atendido até o fim", disse.

Entre as cidades onde prestou serviço, Joaquim citou Araras, Valinhos, São Paulo, Santa Bárbara e Santos. Ele negou que fornecesse "notas frias" ou laudos falsos, apesar de os deputados apresentarem provas que comprovassem o contrário.

Como parte da investigação, os deputados requisitaram a quebra de sigilo bancário do consultor. Há indícios de que ele fornecia laudos e notas falsas para a Coaf atender a exigências de licitações públicas para a aquisição de merenda em vários municípios do Estado.

egalvao@al.sp.gov.br

alesp