Morre dom Paulo Evaristo Arns

Assembleia Legislativa decreta luto oficial por três dias
14/12/2016 21:08 | Da Redação*

Compartilhar:

Dom Paulo Evaristo Arns<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2016/fg197795.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Afonso Lobato (PV) manifestou pesar com a notícia da morte do arcebispo emérito de São Paulo, cardeal dom Paulo Evaristo Arns. "Foi homem exemplar e pastor de imensa coragem para enfrentar os poderosos quando foi preciso defender e proteger suas ovelhas. Dom Paulo representa um período no qual a Igreja Católica em São Paulo precisou ser muito resistente contra o desrespeito aos direitos fundamentais das pessoas, transformando-se numa fortaleza da democracia. Para todos foi um modelo de coragem e tomou partido na defesa dos pobres", lembrou Lobato.

Dom Paulo ainda denunciou a tortura e esteve ao lado de dom Helder Câmara e dom Waldyr Calheiros, quando estes foram pressionados pelo regime militar. Trabalhou na zona norte de São Paulo, onde desenvolveu inúmeros projetos para favorecer a população de baixa renda. Em 1972, criou a Comissão Justiça e Paz de São Paulo. Incentivou a Pastoral da Moradia e a Pastoral Operária. Em 1985, criou a Pastoral da Criança, com o apoio da irmã Zilda Arns, que morreu no terremoto de 2010 no Haiti, onde realizava trabalhos humanitários.

"Dom Paulo fez muitas coisas, mas nos deixa substancialmente, o exemplo de que é preciso ser corajoso, tomar partido dos mais fracos, dos mais oprimidos e de quem realmente precisa de proteção. Que Deus o receba junto Dele e o transforme em mais uma estrela para continuar iluminando nossa Terra", finalizou o parlamentar.

A Mesa da Assembleia Legislativa decretou luto oficial, na tarde desta quarta-feira, 14/12, por três dias em homenagem ao cardeal dom Paulo Evaristo Arns.

*Com a colaboração do gabinete do deputado Padre Afonso

alesp