Integração de regiões agrícolas por meio de ferrovias

Parlamento Jovem 2016 - Partido da Agricultura
19/12/2016 17:06 | Da Redação: Foto Marco Cardelino

Compartilhar:

Francisco Nascimento, da EE Prof. Edgard Pimentel Rezende<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2016/fg197989.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Francisco Nascimento, da EE Prof. Edgard Pimentel Rezende, de São Paulo, apresentou o Projeto de Lei nº 2, do Partido da Agricultura e do Meio Ambiente, que cria sistemas de incentivos em forma de obras e investimentos na área da agropecuária no Estado de São Paulo.

O objetivo do projeto é interligar as regiões agrícolas que possuam participação expressiva no valor da produção agropecuária através da construção de uma ferrovia interligando as regiões produtoras de Bauru, Catanduva, Votuporanga, Três Lagoas e Dracena, possibilitando que o escoamento da safra seja mais rápido.

O projeto prevê que o Governo do Estado de São Paulo fará parcerias entre o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista " FEAP e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo visando aumentar a linha de crédito para o produtor rural que possua propriedade em alguma das cinco áreas agropecuárias beneficiadas. A área que conseguir alcançar, ou até mesmo ultrapassar, suas metas poderá solicitar ampliação da linha de crédito e benfeitorias em formas de obras, estradas, rodovias, ferrovias e hidrovias, desde que seja para fins de melhoria no escoamento dos produtos produzidos pela sua região e que não seja prejudicial a nenhum produtor.

São Paulo, de acordo com a justificativa do projeto, é considerado, atualmente, como um dos Estados de maior produção agropecuária do Brasil, mas precisa se adequar a novas formas de investimentos na agropecuária. Esta adequação se dá por meio de ferrovias, rodovias, estradas vicinais e no aumento da linha de crédito do produtor rural.

alesp