Recurso sonoros para cidadãos com deficiência visual

Parlamento Jovem 2016 - Partido dos Direitos Humanos
19/12/2016 17:48 | Da Redação Foto: Marco Cardelino

Compartilhar:

Parlamento Jovem 2016<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2016/fg197975.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O jovem Mateus Mendes, da EMEF Prof. José Toledo de Mendonça, de Itápolis, propõe por meio do Projeto de Lei n° 36, do Partido dos Direitos Humanos, que sejam implantados recursos sonoros em repartições públicas e particulares, com o objetivo de auxiliar os cidadãos com deficiência visual ou baixa visão, que utilizam senhas, mas não conseguem visualizá-las nos monitores.

O autor do projeto lembra que em muitas repartições existem o sistema eletrônico de senhas para facilitar o atendimento ao público. Porém, os monitores não atendem à necessidades do deficiente visual ou aqueles que fazem o uso dos óculos para auxiliar a visão.

Como solução, Mateus propõe que o uso de senhas com o chamado visual seja completado com gravação ou por chamada oral deita por funcionários. Esse procedimento auxiliaria muitas pessoas com baixa visão ou ausência desta a terem sua condição e vez respeitadas.

alesp