Divisão de Imprensa apresenta relatório de seus trabalhos

Noticiário produzido é divulgado no Diário Oficial e no Portal da Assembleia
06/01/2017 18:49 | Da Redação

Compartilhar:

Portal da Assembleia, entre outros assuntos, permite consulta às matérias produzidas e aos projetos em trâmite no Parlamento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2017/fg198460.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Durante o ano de 2016, a Divisão de Imprensa, órgão subordinado ao Departamento de Comunicação da Assembleia Legislativa, no cumprimento de suas atribuições legais, promoveu a divulgação das ações da instituição e dos parlamentares, realizando, para tanto, a cobertura jornalística de eventos e atividades oficiais executadas pela Assembleia paulista.

Foram objetos dessa cobertura eventos oficiais realizados na sede do Parlamento e também em ambiente externo, em situações que acompanhou participação do presidente do Legislativo, deputado Fernando Capez, a Mesa Diretora ou, ainda, algum órgão regimental em representação formal da Assembleia Legislativa em evento oficial fora do recinto da Casa de Leis.

Portal Alesp

Todo o material produzido abasteceu a Agência de Notícias, com a inclusão de 3.858 matérias, hospedadas no Portal da Assembleia (al.sp.gov.br), e o Diário da Assembleia. A equipe de servidores e estagiários lotados na Divisão de Imprensa redigiu, editou e diagramou a publicação diária, que compõe o Diário Oficial do Poder Legislativo, periódico impresso pela Imprensa Oficial do Estado e distribuído aos 645 municípios do Estado, com tiragem de cerca de 5 mil exemplares. Foram 235 edições durante o período.

Diário da Assembleia

O Diário da Assembleia é o noticiário do Legislativo paulista, produzido e diagramado pela equipe de servidores e estagiários lotados na Divisão de Imprensa da Assembleia. Os repórteres e fotógrafos da divisão fazem a cobertura dos eventos da Assembleia, redigem as notícias, revisam os textos, que são editados e diagramados, com as respectivas fotos, antes de serem enviados à Imprensa Oficial para impressão.

Além do material produzido pela redação da Divisão de Imprensa, o setor revisou e editou o material jornalístico enviado pelas assessorias de imprensa dos parlamentares, também incluídos na Agência de Notícias e no Diário da Assembleia.

Dentre os eventos acompanhados pela Divisão de Imprensa, há de se destacar que foram enviados repórteres e fotógrafos a 21 audiências públicas em diversas regiões do Estado para debater o Orçamento 2016, bem como para oito audiências públicas para debater a reestruturação do ensino no Estado.

Clipping de Notícias

Além dessa intensa produção jornalística, a Divisão de Imprensa editou diariamente o Clipping de Notícias, material que é distribuído internamente com o objetivo de subsidiar o trabalho parlamentar com as informações dos principais jornais da capital, e produziu o Clipping do Interior. No total, foram 253 edições nas duas versões: capa verde - notícias dos jornais da capital; e capa amarela - notícias dos jornais do interior.

Assessoria de imprensa

O setor exerceu sua função de assessoria de imprensa da Casa, credenciando, prestando informação e oferecendo suporte aos jornalistas que fazem a cobertura das atividades legislativas.

Linha editorial

Quanto à linha editorial adotada pelo Diário da Assembleia, Agência de Notícias e demais publicações, sempre sob orientação do Departamento de Comunicação, a Divisão de Imprensa manteve-se no seu papel de conjugar os princípios constitucionais da publicidade com o da impessoalidade, partindo do pressuposto que o eleitor tem o direito de conhecer o trabalho de cada deputado no exercício de seu mandato, sempre com o cuidado de que essa prestação de contas não possa ser vista como propaganda pessoal. O mesmo tratamento isento e cuidadoso é dedicado aos partidos políticos. Instituições fundamentais no processo democrático brasileiro, todos os posicionamentos partidários relativos a questões de Estado são registrados quando expressos por seus líderes. Apesar disso, a editoria procura sempre dar tratamento isonômico a todas as correntes partidárias, respeitando logicamente a correlação de forças prevista regimentalmente.

alesp