Opinião: Exportando empregos ... para o Paraguai
Enquanto o desemprego no Brasil se aproxima de 12%, em meio a quase três anos seguidos de encolhimento da economia, indústrias brasileiras abrem novas fábricas e criam milhares de novos empregos diretos... no Paraguai. São, lamentavelmente, vagas tiradas do trabalhador brasileiro para atender a necessidade crescente de lucros desses empresários insaciáveis na busca de ganhos maiores. O Paraguai, inteligentemente, se aproveita da proximidade com o Brasil para ser uma plataforma de produção barata e livre de burocracia para o abastecimento do mercado de consumo... brasileiro.
Essas indústrias produzem no Paraguai, geram empregos no Paraguai, no entanto, fazem do Brasil o mercado consumidor dos seus produtos. A estratégia paraguaia de atrair investimentos e empregos, ao abrir mão da cobrança de impostos, tem dado resultado. Essa lei existente no Paraguai desde 1997 garante o pagamento de apenas 1% de tributo às companhias que abrirem fábricas naquele país e exportarem 100% da produção. Outras vantagens incluem gastos menores com mão de obra e energia elétrica. O salto quantitativo desse programa, porém, se deu nos últimos três anos " justamente quando a economia brasileira começou a andar para trás. Embora o total de empregos gerado por essas empresas ainda seja pequeno em comparação ao tamanho da economia brasileira, o ritmo de migração de investimentos do Brasil para o Paraguai está em aceleração: das 124 indústrias incluídas nesse programa, 78 abriram as portas desde 2014. Dos 11,3 mil empregos gerados pelo programa, 6,7 mil são fruto dos investimentos dos últimos três anos. E existem mais projetos de expansão que devem gerar milhares de vagas em 2017.
O desemprego, infelizmente, é um fardo pesado que, no Brasil, a cada dia aumenta mais: são indústrias, empresários e lojistas fechando as portas nos shoppings centers (segundo a Folha de S. Paulo, 19 mil apenas em 2016), nos centros e nas periferias das grandes cidades, deixando um rastro de milhares de pais e mães de famílias sem condições de sustentarem os seus.
Assim, enquanto o Brasil caminha para trás, devido à voracidade da carga tributária e à burocracia imperante nas repartições públicas municipais, estaduais e federais, o Paraguai caminha para frente contando, inclusive, com a ação do Foro Brasil-Paraguai, sediado em Assunção e dedicado exclusivamente a apresentar as oportunidades do país a brasileiros. Essa entidade calcula que dois terços dos investimentos no Paraguai nos últimos anos sejam de empresas de capital brasileiro; mas o Brasil também tem um forte peso no terço restante: montadoras estrangeiras começaram a produzir peças em solo paraguaio para abastecer as montadoras instaladas em nosso país.
Não é um quadro, para dizer o mínimo, surreal? A economia brasileira se desmanchando para sustentar o projeto do presidente Horácio Cartes para fazer do Paraguai uma "China da América do Sul", gerando empregos para a mão de obra paraguaia, na qual 70% da população, de 6,8 milhões de habitantes, têm menos de 30 anos e boa parte ainda atua na informalidade?
O Brasil precisa, urgentemente, criar políticas para estancar essa sangria num momento em que o desemprego é a nossa maior chaga social, contrapondo-se ao discurso do governo paraguaio segundo a qual o objetivo é "construir" uma parceria entre os dois países na qual o Paraguai fica com a carne e o Brasil com o osso...
*Welson Gasparini é deputado estadual pelo PSDB, advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações