São Paulo intensifica prevenção contra a febre amarela


10/01/2017 18:36 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

A febre amarela apresenta período de infecção e de intoxicação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2017/fg198508.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As secretarias do Meio Ambiente e da Saúde irão manter o fluxo de notificação para casos suspeitos de primatas infectados nas unidades de conservação ambiental. A vacina contra a doença está disponível na rede pública e deverá ser tomada dez dias antes de viagens para áreas consideradas de risco. A intenção é garantir maior agilidade na identificação de possíveis casos.

Edmir Chedid (DEM) garantiu que a Secretaria do Meio Ambiente deverá acompanhar as unidades de conservação, como parques e sítios de proteção ambiental localizados em áreas de risco, a fim de identificar brevemente qualquer epizootia (situação de adoecimento ou óbito de um ou mais primatas não humanos, como os macacos).

"A relação desses locais está no portal do governo do Estado (goo.gl/8Dk2lE). Caso seja detectada a presença de animais doentes ou mortos, a secretaria irá notificar o plantão médico do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). Este, por sua vez, irá acionar os profissionais para coleta de material a ser destinado à análise laboratorial", disse.

A secretaria também irá auxiliar na disseminação de orientação aos visitantes desses espaços verdes quanto à imunização. Ambas as secretarias recomendam que o público utilize repelentes e não alimente animais desses locais. "Em demais áreas verdes e espaços públicos, as medidas de prevenção competem aos municípios", concluiu Edmir Chedid.

echedid@al.sp.gov.br

alesp