Alesp inicia inventário patrimonial digital


11/01/2017 18:53 | Da Redação: Beatriz Correia Fotos: Marco Cardelino

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Funcionário registra bem patrimonial do Parlamento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2017/fg198523.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alesp inicia inventário patrimonial digital<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2017/fg198524.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa começou, neste início de 2017, a realizar um amplo levantamento de seus bens cadastrados. A iniciativa visa mapear os bens, facilitando o acesso às informações e redução do custo de capacitação de recursos públicos.

Este inventário patrimonial, organizado pela Divisão de Material e Patrimônio, segue a forma digital, sendo o cadastro armazenado em nuvem.

Os procedimentos contábeis patrimoniais compreendem o reconhecimento, a mensuração, o registro, a apuração, a avaliação e o controle do patrimônio público como bens móveis, imóveis, intangíveis, históricos e infraestrutura.

Desde 2013, o governo federal implantou o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (Pcasp), por meio da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que deve ser adotado por estados e municípios, com o intuito de igualar a administração pública às normas internacionais.

Líderes da convergência

Esta ação busca adequar o Parlamento paulista aos padrões estabelecidos pelas normas internacionais de contabilidade pública. São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Alagoas, Pernambuco, Pará e Paraíba são os Estados precursores nesta convergência contábil.

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