Frentes parlamentares debateram problemas do transporte por motocicletas

Problemas de segurança e grande número de acidentes foram preocupações citadas
13/01/2017 19:03 | Da Redação Foto: José A. Teixeira

Compartilhar:

Coronel Telhada, ao microfone, coordena reunião da frente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2017/fg198545.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foram instaladas na Assembleia Legislativa durante o ano de 2016 duas frentes parlamentares voltadas aos problemas envolvendo o trans­porte por veículos de duas rodas. Uma delas, a Frente Parlamentar de Veículos sobre Duas Rodas, instalada por iniciativa do deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor (PRB), foi lançada no dia 31/5. Segundo o parlamentar, a necessidade de aprovar medidas de atenção e prevenção contra a violência no trânsito e políticas públicas mais eficientes são as motivações para a frente.

Segundo o parlamentar, as motocicletas cada dia mais são utilizadas principalmente nas grandes cidades para entregas e também para resolver os problemas crônicos de transporte, por isso precisam mais atenção. Jorge Wilson ainda citou a preocupação com o grande número de acidentes, que, além de vitimar milhares de jovens todos os anos, geram altos gastos para o SUS, que chegam à metade da sua verba.

Dentre os objetivos dessa frente estão os de viabilizar iniciativas públicas para defender os motociclistas, dando-lhes mais segurança; e de fomentar o setor de motopeças. Pretende ainda estimular e desenvolver estudos para aperfeiçoar a legislação referente à classe dos motociclistas profissionais e ao mercado.

Motociclistas

Já a Frente Parlamentar em Defesa dos Motociclistas, coordenada pelo deputado Coronel Telhada (PSDB), lançada em 27/8, tem como objetivo discutir os problemas relacionados aos motociclistas, especialmente aqueles ligados à segurança. A falta de policiamento nas periferias foi o principal problema apontado pelo deputado, que enfatizou a necessidade de que haja viaturas "na rua" e que os motociclistas sejam abordados com mais frequência e eficiência.

Em reunião da frente realizada no dia 10/10 foram ouvidos especialistas e motociclistas, que destacaram que as motocicletas são o elemento mais vulnerável do trânsito. Foram pedidas medidas para a prevenção da criminalidade relacionada aos motociclistas, como a intensificação do policiamento nas ruas.

Vários integrantes de motoclubes participaram do evento e fizeram reivindicações às autoridades presentes. Questionaram a falta de policiamento e a pouca eficiência no que diz respeito à prevenção de roubo de motocicletas. A falta de segurança nas ruas e nas estradas também foi preocupação largamente levantada pelos motociclistas.

Bicicletas

Instalada em 2015, a Frente Parlamentar pelo Acesso e Uso da Bicicleta, coordenada pelo deputado Carlos Bezerra Jr. (PSDB), teve reunião no dia 1º/9 com o secretário de Segurança Pública, Mágino Barbosa Filho. Também participaram do encontro representantes da Associação de Fabricantes de Bicicletas, o diretor de participação da Ciclocidade Daniel Guth, a bike-repórter Renata Falzoni, e outros representantes de associações de ciclistas. O objetivo da reunião foi debater políticas públicas para melhorar e dar maior segurança ao uso de bicicletas na cidade de São Paulo.

O principal ponto de discussão entre os presentes foi a ocorrência de furtos e assaltos nas ciclovias e ciclofaixas. "A ideia é fazer esse policiamento mais qualificado em áreas específicas consideradas problemáticas, como as da Marginal Pinheiros e avenida Sumaré", afirmou Carlos Bezerra Jr. Além disso, foi também discutida na reunião a inclusão do número de série das bicicletas roubadas nos boletins de ocorrência.

alesp