Monitoramento do processo de assoreamento para a preservação dos reservatórios paulistas


16/01/2017 17:46 | Da Redação

Compartilhar:

 Represa Billings<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2017/fg198567.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A falta de monitoramento efetivo e periódico do processo de assoreamento em diferentes localidades das bacias que compõem os reservatórios paulistas impede a efetivação de ações para a contenção de sedimentos que podem comprometer o volume hidrológico dos reservatórios, assim como o abastecimento humano e a produção de energia.

Para fazer frente a essa situação, a deputada Ana do Carmo (PT) propõe que empresas e órgãos públicos que operam os reservatórios paulistas sejam obrigados a realizar, de forma sistemática, contínua ou peródica, estudos batimétricos para medição da profundidade dos componentes dos reservatórios e monitoramento dos processos de assoreamento.

A proposta está contida no Projeto 659/2011, aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa em 21/12, e que aguarda a sanção do governador.

De acordo com Ana do Carmo, o monitoramento batimétrico que o projeto procura introduzir tem importância especial para os reservatórios Billings e Guarapiranga, tendo em vista "o controle dos danos que têm aumentado nos últimos anos a perda de vidas e o comprometimento da qualidade de vida de contingentes populacionais".

O PL 659/2011 prevê, também, a realização de Investigação de Confirmatório de Passivo Ambiental, que tem como objetivo confirmar ou não a existência de contaminação em áreas suspeitas.

>Assoreamento dos rios

Este é o processo em que cursos d"água são afetados pelo acúmulo de sedimentos e detritos que interferem na topografia de seus leitos e impede os lagos e rios de exercer todo seu volume hídrico, causando transbordamento em épocas de grandes chuvas. Os resíduos são causados pelo homem, natureza, movimentos erosivos da água, ventos, processos químicos e físicos.

O assoreamento ocasiona a redução do volume de água de algumas partes do rio e o alagamento de outras, em alguns casos pode redirecionar os caminhos do curso da água. Compromete o fluxo das correntes e a navegabilidade do rio, altera a visibilidade e a entrada de luz, e ainda, reduz a renovação do oxigênio da água, comprometendo a qualidade e colaborando para o desequilíbrio do ecossistema. Além disso, também pode aumentar os níveis das enchentes nos espaços urbanos e rurais de ocupação humana.

Para evitar o fenômeno é preciso conscientização da população e das indústrias para que os lixos domésticos e industriais não sejam jogados nos rios. Uma medida é trabalhar na sua prevenção, contendo os processos erosivos em áreas situadas próximas às drenagens dos rios, além de impor barreiras para que os sedimentos não se acumulem rapidamente sobre elas.

alesp