Centro para tratamento de fibromialgia poderá ser criado
Foi aprovado no último dia 21/12, pela Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 1.219/2015, que autoriza o Poder Executivo a criar o Centro de Referência de Diagnóstico e Tratamento de Pessoas com Síndrome Fibromiálgica. Este centro deverá contar com equipe médica especializada no acompanhamento e orientação aos pacientes e a seus familiares, disponibilizando serviços próprios e especializados aos usuários.
Deverão estar disponíveis médicos especialistas em neurologia, fisiatria, fisioterapia, geriatria, pneumologia, gastroenterologia, ortopedia, cardiologia e reumatologia; assistentes sociais; nutricionistas; fisioterapeutas, entre outros profissionais de saúde, de modo a assegurar o amplo acompanhamento e tratamento dos usuários.
Como a síndrome é de difícil diagnóstico, requer grande espectro de profissionais para atender seus portadores. Também o centro de referência, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, deverá organizar seminários e treinamentos com vistas à capacitação dos profissionais da área da saúde pública, para divulgar esclarecimentos sobre as características da doença e seus sintomas e dar orientação psicológica e suporte para pacientes e familiares. Deverá ser criado ainda um cadastro quantitativo para apurar a incidência da doença em todo o Estado.
A iniciativa do PL é do deputado Adilson Rossi (PSB), que comentou que a fibromialgia é uma síndrome comum em que a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles.
As causas da fibromialgia ainda são desconhecidas, mas existem vários fatores que estão frequentemente associados a esta síndrome, mas que têm relação com a fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.
Pesquisadores acreditam que a síndrome é causada por um descontrole na forma como o cérebro processa os sinais de dor. Por ser uma síndrome de longa duração com flutuações frequentes na intensidade da dor, é necessário que seu portador receba tratamento correto para melhoria dos sintomas, de modo a não perder sua capacidade funcional.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições