Isenção de taxas de vestibular da ETEC para jovens de baixa renda


09/02/2017 20:14 | Da Redação*

Compartilhar:

Vaz De Lima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2017/fg199160.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 31/1, foi sancionado pelo governador Geraldo Alckmin o Projeto de Lei 485/2016, do deputado Vaz de Lima (PSDB), que garante aos jovens de baixa renda ou desempregados o direito de prestar o vestibular para as Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (ETECs) sem pagar a taxa de inscrição.

Atualmente, são 220 ETECs em 162 municípios paulistas, com mais de 208 mil estudantes que cursam o Ensino Médio e o Ensino Técnico integrados. Há 138 cursos técnicos disponíveis nos setores industrial, agropecuário e de serviços.

Para ter a isenção da taxa, o candidato precisa ter concluído integralmente, ou concluir, o Ensino Médio ou a Educação de Jovens e Adultos (supletivo) em escolas da rede pública (municipal, estadual ou federal) ou em instituição particular com concessão de bolsa de estudo integral. Além disso, é necessário ter renda familiar bruta mensal inferior a dois salários mínimos ou estar desempregado.

"Em um país com 27,7% dos jovens desempregados, buscar especialização é essencial. Essa é mais uma chance para que esses jovens tenham um ensino de qualidade e uma profissão. Vale ressaltar que, nas ETECs, de cada cinco alunos que finalizam seus estudos, quatro saem empregados. É uma oportunidade de ouro", destaca Vaz de Lima.

A partir de junho, os candidatos para mais de 40 mil vagas em cursos técnicos de todo o Estado poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição.

*Com a colaboração do gabinete do deputado Vaz de Lima

alesp