Vale do Paraíba e Litoral Norte debatem gestão da saúde


15/02/2017 17:09 | Da assessoria do deputado Padre Afonso Lobato

Compartilhar:

Padre Afonso (5º à dir.) e autoridades da RMVale<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2017/fg199365.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Padre Afonso (PV) reuniu-se, no dia 13/2, com prefeitos, secretários de saúde e vereadores de 11 municípios do Vale Histórico, na Região Metropolitana Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVale). Na pauta, a dificuldade dos municípios para gerir a saúde pública e a carência de recursos para o custeio de hospitais e santas casas da região, além da falta de leitos e de medicamentos.

Segundo o prefeito de São José do Barreiro, Alexandre de Siqueira Braga (PMDB), anfitrião do encontro, a situação é desesperadora, os municípios estão sem recursos e está difícil até mesmo mandar os pacientes para outras cidades. O prefeito de Lavrinhas, Sergio Ruggeri, do PTB, disse que, para cumprir ordens judiciais, o município chega a pagar R$ 8 mil em um medicamento, o que causa desequilíbrio nas finanças.

"Como alternativa, eles sugerem uma espécie de consórcio entre os municípios para custear médicos e remédios, uma vez que o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Lorena se encontra sobrecarregado", disse Padre Afonso. Para ele, essa seria uma saída a curto prazo.

O parlamentar comprometeu-se a abordar esses assuntos em reunião com o secretário de Saúde David Uip, no dia 15/2. "Precisamos de atitudes concretas. Os prefeitos já não aguentam mais e pedem socorro ao Estado", disse.

Ele também vai agendar uma reunião com a diretora da DRS 17, Sandra Tutihashi, para expor esses problemas. "Se mesmo assim não obtivermos respostas urgentes para as reivindicações, vamos falar diretamente com o governador", finalizou.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp