Secretaria deve explicar baixas no efetivo da Polícia Civil


21/02/2017 17:34 | Da assessoria do deputado Raul Marcelo

Compartilhar:

Raul Marcelo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2017/fg199602.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em decorrência da saída de três mil policiais civis desde que Geraldo Alckmin assumiu o governo estadual em 2011, Raul Marcelo (PSOL) procurou o secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, para que ele explique os motivos que levaram a essa diminuição no número do efetivo nos últimos anos.

Segundo levantamento realizado pelo portal G1 com dados do Diário Oficial e do Portal da Transparência, após quase seis anos de gestão Alckmin, o déficit de servidores na Polícia Civil quase dobrou, chegando a 24%, ou seja, 8,7 mil policiais. Segundo o G1, em outubro de 2016, o efetivo da instituição era de apenas 27.714 profissionais, distribuídos em 13 cargos: delegado, investigador, escrivão, perito, fotógrafo técnico-pericial, desenhista técnico-pericial, papiloscopista, auxiliar de papiloscopista, médico legista, auxiliar de necropsia, atendente de necrotério, agente de telecomunicações e agente policial.

Na opinião do deputado, para que os órgãos de segurança pública desempenhem satisfatoriamente as suas atribuições, é indispensável que a Polícia Civil conte com um quadro robusto de recursos humanos. Caso contrário, afirma, "é a sociedade que arcará com prejuízos irreparáveis não apenas à incolumidade física e psíquica das pessoas, como também à preservação da ordem pública".

Raul Marcelo acrescentou que cerca de 310 pessoas aprovadas em concurso público, realizado em 2013, para perito criminal não foram convocadas pelo governo estadual.

raul@raulmarcelo.com.br

alesp