Veto a PL que prevê medição individual de água
O governador, sob alegação de inconstitucionalidade, vetou o Projeto de Lei 634/2016, de autoria da deputada Marcia Lia (PT), que discorre sobre a instalação de hidrômetros individuais para a aferição do consumo de água em prédios e condomínios do Estado. A deputada pedirá revisão jurídica do veto e irá defender a derrubada do veto em Plenário.
"Meu projeto se baseia em lei federal e passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa sem qualquer impedimento, veto ou emenda. Me surpreende o posicionamento do governador, especialmente por se tratar de veto total. Quero uma revisão porque tenho um entendimento muito diferente do governador para essa matéria", disse Márcia Lia.
A intenção do PL é promover a cobrança justa do uso da água, especialmente para as famílias de baixo poder aquisitivo, além de contribuir para o controle dos gastos, que se torna mais eficiente quando a cobrança e a aferição são feitas individualmente.
"Assim como ocorre com a energia elétrica, é justo que cada pessoa pague apenas por aquilo que gastou e não pelo rateio de todo o consumo do condomínio", comentou a deputada.
O projeto passou por diversas comissões temáticas sem intercorrências. No final do ano passado, tramitou em regime de urgência e foi aprovado em Plenário.
O Executivo afirmou que é inconstitucional porque o projeto versa sobre "norma de índole urbanística", que é de competência municipal. Esse arrazoado contradiz o parecer favorável da CCJR, observa a parlamentar.
marcialia@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Aposentados e pensionistas defendem restituição dos valores previdenciários descontados
- Língua geral paulista: antes do português, São Paulo tinha sua própria forma de comunicação
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Nota de pesar - Antonio Salim Curiati
- Deputado aciona MP contra exposição no MASP e pede apuração de possível ofensa religiosa
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações