Assembleia sedia 2º Congresso Técnico Paulista de Skate


07/03/2017 19:12 | Da Redação: Beatriz Correia

Compartilhar:

 Fernando Capez participa do II Congresso Técnico Paulista de Skate<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg199925.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Assembleia sedia II Congresso Técnico Paulista de Skate <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg199926.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes no congresso <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg199927.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Federação Paulista de Skate, em parceria com o Instituto do Legislativo Paulista, realizou, na Assembleia Legislativa, o 2º Congresso Técnico Paulista de Skate. O evento ocorreu no dia 4/3 e contou com o presidente do Legislativo, Fernando Capez.

O presidente ressaltou a importância de a federação possuir um projeto de melhorias para a prática do skate e garantiu a ajuda da Assembleia na ampliação e restauração dos espaços para o esporte. "Em parceria com a prefeitura de São Paulo, podemos fazer áreas de skate nos parques da cidade. O bolsão da Alesp, por ser uma extensão do Parque Ibirapuera, pode ser incluído na lista de novos locais", disse Capez. O presidente ainda observou que o governo do Estado, por meio da Alesp, concedeu à prefeitura de Ourinhos o valor de R$ 150 mil, para a construção de uma pista de skate.

Estiveram presentes associações e coletivos que debateram sobre o skate e as políticas públicas para o esporte, assim como a contribuição que o mesmo tem na economia estadual. "O skate gera uma própria cultura, criando moda, estilo e arte. O skatista consome, compra peça, paga transporte para chegar às pistas, é um consumidor ativo", ressaltou Roberto Maçaneiro, presidente da Federação Paulista de Skate.

Maçaneiro também comemorou o aumento da mobilização. No primeiro congresso estiveram presentes apenas 13 pessoas, já o segundo encontro contou com cerca de 50, entre skatistas e integrantes de coletivos, observou.

O encontro tinha por objetivo expor estudo feito pelo Datafolha, em 2015, que mostra um panorama do skate no Estado. Maçaneiro comentou a situação atual do esporte: "São 3,8 milhões de praticantes no Estado e apenas 25 espaços destinados ao skate estão em boas condições. Precisam de intervenção urgente 89 áreas e de restauração 49".

Durante o congresso foram entregues certificados aos melhores esportistas. A premiação ocorreu para as modalidades vertical e street.

alesp