A luta contra o amianto é mundial


09/03/2017 17:16 | Da assessoria do deputado Marcos Martins

Compartilhar:

Mathilde Dorcadie e Marcos Martins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200062.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Ainda como vereador, travei uma dura luta na Câmara Municipal de Osasco. Infelizmente, eu e os trabalhadores estávamos sozinhos contra a gigante Eternit e seus aliados. Milhares de pessoas adoeceram e morreram", destacou Marcos Martins (PT), em entrevista à revista eletrônica Equal Times, publicação focada em questões trabalhistas, direitos humanos, desenvolvimento, cultura, meio ambiente, política e economia, sob a perspectiva da justiça social.

A entrevista foi dada, no dia 6/3, quando Martins e os diretores da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea) relataram à jornalista francesa, Mathilde Dorcadie, a luta contra o amianto no Brasil. Dorcadie questionou os trabalhadores e o deputado sobre diversos aspectos dessa luta.

Marcos Martins destacou a aprovação da Lei 12.284/2007, de sua autoria, que proibiu o uso no Estado de São Paulo de produtos, materiais e artefatos que contenham quaisquer tipos de amianto em sua composição. O Brasil é o terceiro maior produtor e o segundo maior exportador de amianto do mundo. Atualmente oito Estados possuem leis específicas proibindo o amianto.

O website Equal Times é publicado em inglês, francês e espanhol e conta com o apoio da Confederação Sindical Internacional (CSI) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

mmartins@al.sp.gov.br

alesp