Audiência pública debate saneamento básico em Ilhabela


10/03/2017 16:34 | Da assessoria do deputado Wellington Moura

Compartilhar:

Audiência em Ilhabela sobre saneamento básico<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200120.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Wellington Moura (PRB) participou, no dia 8/3, em Ilhabela, de audiência pública para debater o saneamento básico em Ilhabela. De acordo com a Cetesb, a coleta é realizada em apenas 27,7% das residências e apenas 4% do esgoto é tratado.

Moura, que tem base eleitoral no litoral e acompanha sistematicamente as necessidades dos municípios litorâneos, disse "ser inaceitável que gestão após gestão fechem-se os olhos à principal necessidade de Ilhabela".

Atualmente, a maioria das praias estão sinalizadas com bandeiras vermelhas, alertando para a péssima qualidade da água. É uma situação grave, que compromete uma das fontes de arrecadação, o turismo. De acordo com o Instituto Ilhabela Sustentável, estima-se serem necessários R$ 158 milhões para resolver o problema da rede de esgoto.

Ilhabela está entre os municípios que podem ser considerados ricos, já que possui uma arrecadação que gira em torno de R$ 500 milhões, somando recolhimento municipal e o recebimento de royalties do Pré-Sal, com uma população de pouco mais de 33 mil pessoas. Uma das conclusões da audiência é que a arrecadação do município permite a realização de obras necessárias de saneamento.

A audiência pública reuniu o prefeito da cidade, Márcio Tenório, o secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Sales, o promotor de Justiça do Litoral Norte, Tadeu Badaró, o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, deputados estaduais, empresários e a sociedade civil organizada.

wellingtonmoura@al.sp.gov.br

alesp