Assembleia Legislativa promove curso sobre cerimonial público


13/03/2017 19:19 | Da Redação - Fotos: José A. Teixeira

Compartilhar:

Vera Bucheroni e Fernando Capez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200210.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Curso Panorama Geral do Cerimonial Público<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200227.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vera Bucheroni, do Serviço de Cerimonial da Assembleia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200228.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista promoveu nesta segunda-feira, 13/3, o curso Panorama Geral do Cerimonial Público. Voltado a proporcionar ampliação de conhecimentos do serviço de cerimonial em instituições públicas, aperfeiçoando o desempenho dos servidores nessas atividades, o curso tratou de várias particularidades da função.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez, abriu o evento e disse estar certo de que os ensinamentos trazidos pelo curso contribuiriam muito com os participantes. Ele elogiou o Cerimonial da Assembleia, definindo-o como "de excelência".

Vera Bucheroni, do Serviço de Cerimonial da Assembleia Legislativa, falou sobre aspectos do cerimonial público e privado como etiqueta, precedência, protocolo, entre outros, utilizando diversos exemplos vividos por ela e casos importantes da literatura especializada.

Ministraram também o curso a funcionária do Cerimonial do Legislativo, Ariane de Sá, e o cerimonialista independente Anderson Silva, mestre de cerimônias e membro do instituto de avaliação, qualificação e treinamento DHAS.

Foram abordados temas como conceituação de eventos, cerimonial, protocolo e etiqueta; planejamento, organização e execução de solenidades; checklist; planejamento e logística de cerimônias; uso das formas de tratamento nas cerimônias; como lidar com atraso e representações de autoridades nos eventos; convites: elaboração e expedição; trajes apropriados e o decreto 70274, de 1972, que trata de regras e normas oficiais para Cerimonial Público, ordem geral de precedência, aplicação da precedência à montagem de mesa e uso e culto dos símbolos nacionais nos eventos. As características do mestre de cerimônias também foram tratadas, como a linguagem a ser utilizada, a confecção de roteiro, script, pauta e ordem do dia, técnicas de desinibição e improviso, exercícios de impostação de voz e o trabalho em equipe.

Além da exposição teórica, o curso utilizou a apresentação de "cases".

alesp