Assembleia sedia 1º Seminário Internacional de Enfermagem Forense


A Assembleia sediou, nesta segunda-feira, 13/3, no auditório Paulo Kobayashi, o 1º Seminário Internacional de Enfermagem Forense, realizado no Brasil. A iniciativa da deputada Clelia Gomes (PHS) reuniu enfermeiros, estudantes de enfermagem e profissionais de diversas áreas, para tratar de temas relacionados à enfermagem. Reconhecida como especialização desde 2011, a enfermagem tem sua primeira turma de especialização, latu sensu, em curso, na cidade de Recife.
O Estado de São Paulo possui cerca de 500 mil enfermeiros formados, sendo cerca de 400 mil mulheres. "Este número expressivo de profissionais precisa se unir e se empoderar politicamente, para adquirir mais força", declarou Clélia.
O Brasil ocupa a 5ª posição no ranking mundial em homicídio de mulheres, sendo que a violência doméstica é a principal causa dessas mortes, segundo dados de 2015, em pesquisa realizada pelo Mapa da Violência.
Sociedade Brasileira de Enfermagem
Durante o seminário, foi lançada a Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense (Sobef). "É uma especialidade nova, que os próprios enfermeiros desconhecem. Foi criada para buscar espaços políticos e o reconhecimento da sociedade para que haja atuação do enfermeiro na prevenção da violência", explicou Carmela Alencar, presidente da Sobef. A referência nacional é a enfermagem forense praticada nos Estados Unidos. Ela surge da necessidade de nacionalizar as nomenclaturas e ajuste às leis brasileiras, trabalhando a prevenção da violência nas escolas, comunidades, na família, nos atendimentos de urgência de emergência, orientando os profissionais a colher provas e vestígios. "Outros profissionais já trabalham na área da perícia. A enfermagem chega agora, com a mudança do Código do Processo Civil, de 2012", completou Carmela, que já atua na área há mais de 24 anos.
Área forense
A enfermeira Karen Beatriz Silva, uma das fundadoras da Sobef, vive nos Estados Unidos há mais de 30 anos e trabalha no Sinai Hospital Center. Ela contou que, nos EUA, na década de 1970, as enfermeiras das emergências dos hospitais coletavam os vestígios de violência sexual nas vítimas e entregavam para a polícia. Por este motivo, eram chamadas a depor como testemunhas das agressões, sofrendo pressão dos advogados de defesa dos agressores. Com isso, as enfermeiras passaram a se recusar a colher as provas e surgiu, então, a necessidade de elaboração de sistema de coleta com treinamento desses profissionais para que não se sentissem intimidados nos tribunais.
Outra necessidade é inserir os enfermeiros forenses à cadeia forense. No Brasil, os enfermeiros são os primeiros a ter contato com as vítimas, após abusos, mas não têm kits de coleta adequados. "Assim um enfermeiro não tem como preservar a prova e nem sabe a quem entregá-la.
A mesa foi presidida por Clélia e teve a participação das presidentes dos conselhos Regional de Enfermagem de São Paulo, Fabíola Braga de Campos; de Pernambuco, Marcleide Cavalcanti; da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), Rosa Godoy e da diretora do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais da Aben, Ana Lygia Melaragno, além de Carmela Alencar.
Notícias mais lidas
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
- Na Alesp, policiais penais cobram melhorias e recomposição salarial para a categoria
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Dia do Trabalhador: um século de conquistas garantidas e liberdade para a busca por novas demandas
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações