Novo presidente fala sobre suas prioridades à frente do Legislativo

Cauê Macris anunciou primeiras medidas de sua gestão
15/03/2017 19:14 | Da Redação Monica Ferrero - Fotos: José Antonio teixeira

Compartilhar:

 Cauê Macris concede entrevista coletiva após sua eleição<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200392.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em entrevista coletiva após a sua eleição, o presidente Cauê Macris reafirmou que sua gestão será baseada em três pilares. O primeiro deles é inovação. Ele anunciou que será lançado o aplicativo Fiscaliza Cidadão, que "permitirá à população ter a oportunidade de fiscalizar o Legislativo, os gastos de gabinete, as ações dos mandatos, as votações, a presença dos deputados em cada plenário e até acesso à placa do carro oficial". Esse aplicativo será construído com participação da sociedade civil. Macris crê que, no prazo de 90 dias, haverá um bom avanço no lançamento desse aplicativo.

O segundo pilar da gestão será a austeridade: "temos de tratar o dinheiro público da maneira mais correta possível, não pode ter uma vírgula sobre a qual paire qualquer tipo de dúvida", afirmou o novo presidente. Já o terceiro pilar é a transparência. Além do aplicativo, "temos de abrir a Assembleia ao cidadão, que não vê com bons olhos o Legislativo, infelizmente, pois não tem conhecimento do processo legislativo e não consegue ter os dados e informações para poder fazer a fiscalização. É obrigação nossa, como agentes políticos, dar essa transparência", disse, afirmando ainda que "o processo de comunicação será revolucionado".

Cauê Macris ainda anunciou a criação, em breve, de uma Controladoria, "culminando os avanços feitos na gestão de Fernando Capez, como a instituição do pregão eletrônico. Afinal, estamos lidando com dinheiro público", finalizou.

Ainda sobre o processo legislativo, após repetir sua "plena convicção da independência dos poderes", Macris falou que os projetos do Executivo apresentados na Assembleia precisam ser pautados e votados com urgência. "Mas isso não quer dizer que não serão discutidos e não serão levados à sociedade para uma discussão constante, assim como os projetos de iniciativa parlamentar, pelos quais devemos zelar", garantiu.

alesp