Reorganização da saúde no Vale Histórico e Circuito da Fé


22/03/2017 17:03 | Da assessoria do deputado Padre Afonso Lobato

Compartilhar:

Padre Afonso (4º à dir.) em reunião com prefeitos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200625.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião realizada, no dia 20/3, em Piquete, com a presença de 11 de 17 prefeitos do Vale Histórico e Circuito da Fé, foram discutidos com Padre Afonso Lobato (PV) e a diretora regional da Saúde, Sandra Tutiashi, alguns detalhes da reorganização do sistema de atendimento à saúde pública naquela região.

No encontro foram apresentados os desdobramentos das discussões já realizadas pelos gestores regionais e apresentadas na semana passada, em reunião realizada em São Paulo com o secretário de Saúde, David Uip.

De acordo com Padre Afonso, uma das mudanças importantes será a transformação da Santa Casa de Guaratinguetá em hospital de referência para alta complexidade, com a possibilidade também de assumir as cirurgias de urgência e emergência e de média complexidade atualmente realizadas pela Santa Casa de Aparecida.

"Essa medida é muito importante porque vai dar vazão à demanda do Vale Histórico e consequentemente aliviar o fluxo no Hospital Regional de Taubaté", disse o parlamentar. Segundo ele, todas as demais santas casas terão algum impacto com essa redefinição da rede de atendimento.

No caso da Santa Casa de Aparecida, a proposta é transferir a maternidade para Lorena e manter as internações de clínica médica e cirúrgica, pediatria clínica e UTI adulto. Na Santa Casa de Cruzeiro, que é referência para nove municípios, além dos serviços de pronto-socorro, também serão retomadas as cirurgias gerais, obstetrícia, clínica médica, diagnósticos e outros serviços.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp