Hemonúcleo de Taubaté necessita de providências urgentes


24/03/2017 16:01 | Da assessoria do deputado Padre Afonso Lobato

Compartilhar:

Encontro promovido por Padre Afonso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200722.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Padre Afonso Lobato (PV) reuniu, no dia 23/3, a diretora regional de Saúde (DRS 17), Sandra Tutiashi, e representantes da Pastoral da Saúde, para esclarecer a situação do Hemonúcleo de Taubaté. Em data ainda não definida, o Hemonúcleo deverá passar para o Hemocentro de Ribeirão Preto.

O contrato que havia sido firmado em 2011, entre a Unicamp e a Universidade de Taubaté, por meio da Fundação Universitária de Saúde (FUST), então responsável pelo Hemonúcleo, incluía a realização de melhorias no local, fato que não ocorreu.

Como o contrato não foi renovado, a Unicamp deixará a gestão do Hemonúcleo, que passará para o Hemocentro de Ribeirão Preto. A coleta de sangue, no entanto, segundo Sandra Tutiashi, está garantida, pois num período de até quatro meses será feito um estudo financeiro e providenciado um novo local para o Hemonúcleo, uma vez que o atual prédio pertence à prefeitura de Taubaté. Um médico e uma enfermeira vão manter o funcionamento. Três grupos - Unicamp, Fundação Pró-Sangue e Colsan - irão garantir o abastecimento para a região nesse período.

"Não podemos deixar a população à mercê da burocracia", disse Padre Afonso, que se colocou à disposição para ser o interlocutor entre o Estado e os demais envolvidos, mas quer uma solução rápida para o problema.

Para os membros da Pastoral da Saúde presentes à reunião, o ideal seria uma unidade móvel para fazer a coleta na região, onde há mais de mil doadores cadastrados e são atendidos mais de 300 pacientes, sem contar os casos de urgência.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp