Aprovados para Oficial Administrativo da PM são desrespeitados


27/03/2017 16:49 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Audiência pública com os aprovados no concurso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200761.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Não é de hoje que o Estado de São Paulo, o mais rico da federação, convive com o abandono dos investimentos na área da segurança pública. As ocorrências criminais só crescem e o efetivo de servidores na área não acompanha o ritmo. Atento a esta situação lamentável, o deputado Carlos Giannazi (PSOL) promoveu audiência pública, no dia 24/3, para dar visibilidade à situação dos cinco mil aprovados em concurso público para oficial administrativo da PM, que aguardam há quase dois anos pela posse.

Trata-se da segunda audiência pública com a categoria. Após a primeira, o executivo prorrogou o concurso que caducará em 22/7/2017. Por isso, segundo Giannazi, o momento é de mobilização total para pressionar o governador. Ele lembrou que a contratação dos aprovados pelo Estado traria um duplo benefício à sociedade: a melhora dos serviços nas delegacias, já que muitas fecham no período noturno, por falta de servidores; e a liberação de policiais que fazem trabalhos burocráticos internos para voltarem às ruas no combate ao crime.

Segundo o deputado, a realização de concurso público exige uma série de requisitos legais, entre eles a previsão e dotação orçamentaria para dar-lhe cumprimento. Ao realizar as provas e não chamar os aprovados, o governador estaria cometendo improbidade administrativa, motivo pelo qual Giannazi anunciou que entrará com representação junto ao MP e convocará o secretário de Segurança Pública para dar explicações.

carlosgiannazi@uol.com.br

alesp