" />" /> Instituto do Legislativo Paulista realiza 3º Congresso de Programas de Pesquisas Globais

Instituto do Legislativo Paulista realiza 3º Congresso de Programas de Pesquisas Globais

A importância da pesquisa para o desenvolvimento do conhecimento e da educação foi tema de debate nesta quinta-feira, 30/3, em congresso realizado pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP), em parceria com a Uniararas " Fundação Hermínio Ometto.
30/03/2017 19:18 | Da Redação Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

3º congresso de Programas de Pesquisas Globais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200900.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Talita Souza Umbelino Rodrigues da Cruz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200901.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200902.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rodrigo Tritapepe<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200903.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Talita Souza Umbelino Rodrigues da Cruz, Fernando Capez e Rodrigo Tritapepe <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200904.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente no congresso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2017/fg200905.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A importância da pesquisa para o desenvolvimento do conhecimento e da educação foi tema de debate nesta quinta-feira, 30/3, em congresso realizado pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP), em parceria com a Uniararas " Fundação Hermínio Ometto.

A pesquisa influenciando o contexto educacional, com a exposição de experiências da Uniararas, foi a abordagem tratada por professores da instituição, que falaram sobre metodologias ativas, o novo contexto pedagógico e o protagonismo da pesquisa. A professora Miriam Levada salientou a necessidade de que a pesquisa seja incentivada e disse estar certa de sua eficácia no contexto educacional.

Coordenado por Talita Rodrigues da Cruz, membro do grupo de pesquisa Campo da Saúde da Unesp/Botucatu, entre outros, o evento contou com a participação do professor Marcelo Augusto Esquisatto, pró-reitor de pós-graduação e Pesquisa do Centro Universitário Hermínio Ometto, que preferiu palestra sobre a importância da pesquisa científica na formação do profissional. Outros temas debatidos foram os aspectos legais do transplante de órgãos no Brasil e as vicissitudes da pesquisa para o incremento da organização e logística do tema. Sobre o assunto, falou o advogado Washington Fonseca que enfatizou a necessidade da constante troca entre as várias disciplinas e de procedimentos inerentes ao transplante de órgãos no Brasil.

Lançamentos

Na segunda parte do encontro, o deputado Fernando Capez (PSDB) manifestou seu apoio ao Projeto Impacto Autista.

O evento marcou o lançamento de livro de autoria do diretor-presidente do ILP, Rodrigo Tritapepe, "Plano de Negócios: Terceiro Setor", um guia prático passo a passo para o empreendedor ter sucesso em sua ONG, OSC, OS e OSCIP. Também foi lançada a revista científica Impacto Conexões e dos Livros Conexões, de autoria de Talita Cruz e William Marchi.

Talita Cruz falou de surdez e autismo, lembrando que "o principal é tornar possível as inclusões". Ela lembrou formas de adaptação, como placas em Braille e graduação em Libras. "Creio que vamos ter novos cursos de mestrado e doutorado com o objetivo de colaborar para a promoção de inovações nas áreas tecnológicas, sociais e da saúde", disse Talita. Ela também ressaltou "a pouca produção no Brasil voltada para esse campo científico".

alesp