Ato de mobilização pelos direitos das pessoas com autismo busca união entre entidades afins

Especialistas alertam sobre vulnerabilidade e desrespeito a direitos de pessoas com deficiência
03/04/2017 19:26 | Da Redação - Fotos: José A. Teixeira

Compartilhar:

Ato de mobilização pelos direitos das pessoas com autismo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg200992.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mobilização pelos direitos das pessoas com autismo em debate na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg200994.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Celia Leao e Fatima de Souza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg200996.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana Beatriz e Adriana Godoy<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg200997.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201000.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mãe de uma pessoa autista, Fátima Souza, fundadora e presidente da Associação de Amigos do Autista (AMA), coordenou nesta segunda-feira, 3/4, na Assembleia Legislativa, o Ato de Mobilização pelos Direitos das Pessoas com Autismo, que teve o apoio de diversas outras entidades, como Núcleo Convívio, Autismo Projeto Integrar, Associação Viver Autismo, Fórum Paulista de Entidades, Nap Edelweiss, Colégio Integrar, Inspirare e TEApoio.

Fátima Souza explicou que a entidade foi criada 33 anos atrás, ao se constatar a necessidade de outros pais, que não sabiam como lidar com seus filhos autistas. Atualmente, a entidade atende 300 pessoas, possui quatro unidades e diversos convênios. A quinta unidade, que possibilitará dobrar o número de assistidos, recebeu projeto arquitetônico de presente do renomado Ruy Ohtake. Ela salientou a importância da união de todos em torno da causa do autismo, lutando por políticas públicas fortes e efetivas.

A deputada Célia Leão (PSDB) observou que a Assembleia é o fórum adequado para o debate sobre o autismo, uma vez que se trata de luta por melhor qualidade de vida. Participou também o deputado Roberto Trípoli (PV).

Ana Beatriz, do Fórum Paulista de Entidades, disse que as pessoas com deficiência são as mais vulneráveis e desrespeitadas em seus direitos. Por isso, é tão importante a união de entidades para a preservação

e conquista desses direitos.

A cantora e musicista Adriana Godoy, do projeto Autismo Projeto Integrar, contou sua experiência ao descobrir que seu filho, hoje com 14 anos, era autista. Defendeu a educação inclusiva e descreveu inúmeras dificuldades que os autistas encontram no serviço educacional especializado.

A defensora pública Renata Tibiriça disse que conhece o tema há mais de sete anos, por meio de processos judiciais de defesa dos direitos de pessoas com autismo. Ela enfatizou a necessidade de que todos se conscientizem da importância da luta pelos seus diretos.

Ao final, mães e pais de autistas fizeram perguntas e deram depoimentos, assim como representantes de entidades.

alesp