Opinião - Sociedade moderna e valores invertidos


04/04/2017 15:00 | Gilmaci Santos *

Compartilhar:


A notícia choca e impressiona: "Adolescente processa a mãe na Espanha por obrigá-lo a trocar o celular pelos estudos". O título ao mesmo tempo curioso e revoltante é reflexo de uma sociedade que tem assistido a uma verdadeira inversão de valores, principalmente no que se refere à educação dos filhos.

Segundo a notícia veiculada em um portal brasileiro de notícias, na Espanha, um adolescente de 15 anos denunciou a própria mãe por maus tratos, porque ela havia tirado o celular de sua mão para que ele estudasse. O filho chamou a guarda civil e o caso foi encaminhado à justiça. A promotoria pediu que a mulher sofresse pena de nove meses de prisão, mas, o juiz (em sã consciência) decidiu absolver a mãe, considerando que ela atuou de forma correta.

É absurdo pensar que a situação chegou a este ponto e que muitos filhos mundo afora perderam qualquer tipo de respeito por seus pais. Espero que essa história descrita acima não seja copiada por cá. Mas é certo que alguns pais já perderam a direção no relacionamento com os seus filhos, e a sociedade atual parece incentivar esse tipo de postura. A família tem a responsabilidade de educar, não se pode transferir essa obrigação a mais ninguém. É claro que não devemos aceitar excessos, como agressões, por exemplo, mas os pais devem, sim, impor limites. É preciso dizer não também, pois é assim que os filhos aprendem o que é certo e o que é errado.

Hoje, muitas vezes, a formação de crianças e jovens é focada no individualismo, os jovens, além de estarem mais confinados em suas casas, estão também presos em um universo paralelo: os seus smartphones. A postura da mãe espanhola não foi apenas correta, mas é parte da responsabilidade dos pais. É importante interagir, pois é na interação que há a transmissão de valores e que se adquiri respeito e princípios.

Os valores hoje parecem esquecidos e banalizados em meio há tantas tecnologias e conceitos. Os pais precisam ser presentes, mas devem também impor limites. Como disse a psicóloga e consultora em educação, Rosely Sayão, os mais novos precisam ser cobrados a crescer, pois é muito melhor colaborar para que cresçam aprendendo, amadurecendo e se aprimorando, do que permitir que cresçam apenas em idade e tamanho.

A modernidade trouxe muitos avanços, mas é preciso refletir naquilo que deixamos para trás também. Muitos valores parecem ter sido abandonados. A bíblia, livro tão atual, já predizia isso ao falar dos últimos dias, em 2 Timóteo 3:2 está escrito: "os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios". O homem parece mesmo estar decidido a abreviar os seus dias ao inverter valores e abrir mão daquilo que realmente importa.

*Gilmaci Santos é deputado estadual pelo PRB

alesp