Opinião - Sociedade moderna e valores invertidos
A notícia choca e impressiona: "Adolescente processa a mãe na Espanha por obrigá-lo a trocar o celular pelos estudos". O título ao mesmo tempo curioso e revoltante é reflexo de uma sociedade que tem assistido a uma verdadeira inversão de valores, principalmente no que se refere à educação dos filhos.
Segundo a notícia veiculada em um portal brasileiro de notícias, na Espanha, um adolescente de 15 anos denunciou a própria mãe por maus tratos, porque ela havia tirado o celular de sua mão para que ele estudasse. O filho chamou a guarda civil e o caso foi encaminhado à justiça. A promotoria pediu que a mulher sofresse pena de nove meses de prisão, mas, o juiz (em sã consciência) decidiu absolver a mãe, considerando que ela atuou de forma correta.
É absurdo pensar que a situação chegou a este ponto e que muitos filhos mundo afora perderam qualquer tipo de respeito por seus pais. Espero que essa história descrita acima não seja copiada por cá. Mas é certo que alguns pais já perderam a direção no relacionamento com os seus filhos, e a sociedade atual parece incentivar esse tipo de postura. A família tem a responsabilidade de educar, não se pode transferir essa obrigação a mais ninguém. É claro que não devemos aceitar excessos, como agressões, por exemplo, mas os pais devem, sim, impor limites. É preciso dizer não também, pois é assim que os filhos aprendem o que é certo e o que é errado.
Hoje, muitas vezes, a formação de crianças e jovens é focada no individualismo, os jovens, além de estarem mais confinados em suas casas, estão também presos em um universo paralelo: os seus smartphones. A postura da mãe espanhola não foi apenas correta, mas é parte da responsabilidade dos pais. É importante interagir, pois é na interação que há a transmissão de valores e que se adquiri respeito e princípios.
Os valores hoje parecem esquecidos e banalizados em meio há tantas tecnologias e conceitos. Os pais precisam ser presentes, mas devem também impor limites. Como disse a psicóloga e consultora em educação, Rosely Sayão, os mais novos precisam ser cobrados a crescer, pois é muito melhor colaborar para que cresçam aprendendo, amadurecendo e se aprimorando, do que permitir que cresçam apenas em idade e tamanho.
A modernidade trouxe muitos avanços, mas é preciso refletir naquilo que deixamos para trás também. Muitos valores parecem ter sido abandonados. A bíblia, livro tão atual, já predizia isso ao falar dos últimos dias, em 2 Timóteo 3:2 está escrito: "os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios". O homem parece mesmo estar decidido a abreviar os seus dias ao inverter valores e abrir mão daquilo que realmente importa.
*Gilmaci Santos é deputado estadual pelo PRB
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações