Programa de segurança em turismo e hospitalidade é apresentado na Assembleia

A iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e do Conselho Estadual do Turismo prevê uma ação conjunta
10/04/2017 19:58 | Da Redação - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Laério Benko e Telhada <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201199.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bruno Omori<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201201.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento na Assembleia debate programa de segurança em turismo e hospitalidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201202.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes no evento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201203.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Laércio Benko, Telhada, Bruno Omori e Jarbas Favoretto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201204.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Coronel Telhada (PSDB) abriu as portas da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira, 10/4, para empresários do turismo e representantes da Polícia Militar discutirem um programa de segurança em turismo e hospitalidade. A proposta está sendo encabeçada pela Associação Brasileira de Indústria e Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH) e pelo Conselho Estadual do Turismo (Conturesp), com o apoio de outras entidades do setor, empresários e representantes da Polícia Militar.

O evento contou com a presença do secretário de Turismo, Laércio Benko, que falou da necessidade de melhorar a segurança em turismo, mesmo reconhecendo que o Estado de São Paulo apresenta bons resultado nesse quesito. "Há um crescimento do turismo interno em São Paulo, com suas 70 estâncias turísticas, e precisamos passar a sensação de segurança. Damos todo o apoio à Polícia Militar e à Polícia Civil, que muitas vezes são maltratadas", considerou o secretário.

Dados

Bruno Omori, presidente da ABIH e secretário-executivo do Conselho Estadual do Turismo, destacou que segurança no turismo "começa no funcionário da portaria, mas passa pela segurança alimentar, as condições das piscinas e áreas de lazer, entre tantos outros aspectos". Ele apresentou dados sobre a situação do turismo no Brasil e em São Paulo, além de uma pesquisa que mostra que a responsabilidade por todas as ações de segurança está concentrada na gerência de 67% das empresas hoteleiras. Informa, ainda, que 83% dos estabelecimentos já passaram por algum tipo de incidente, sendo furto e roubo os mais frequentes. A partir dessas informações, a ABIH constituiu seu comitê de segurança em turismo e hospitalidade, coordenado pelo coronel Adilson de Toledo Souza, que, presente ao encontro, fez apresentação do programa de segurança. Segundo ele, faltam ações de planejamento no setor hoteleiro e é preciso chamar a atenção dos empresários para medidas que vão além do uso de equipamentos como câmeras de vigilância. "Somente as grandes redes têm especialistas em segurança no seu quadro", informou.

Fernanda Herbella, delegada de polícia e coordenadora da Câmara Temática de Segurança em Turismo do Conturesp, comemorou a parceria entre Estado e iniciativa privada proposta no evento, e falou da distribuição das seis Delegacias Especializadas em Atendimento ao Turista (Deatur) pelos principais pontos turísticos da capital, aeroportos e porto de Santos. Também membro do Conturesp, Jarbas Favoreto considerou a importância, para o turismo, da imagem de segurança que se cria, e lembrou de experiência da Polícia Militar de manter policiais falantes de línguas estrangeiras na áreas hoteleiras. "Os hotéis contribuíam, fornecendo refeições aos policiais", completou.

Segundo o Coronel Telhada, o pelotão de policiais intérpretes ainda existe, porém não conta mais com o apoio dos hotéis. O deputado ainda relatou o baixo número de policiais para uma cidade como São Paulo, que não para de crescer. E concluiu: "a segurança perfeita não é vista, não é percebida. Dá gasto e não se vê um resultado, principalmente no Brasil, que não tem uma cultura de segurança".

alesp