Opinião: O que é a verdade para Jesus?


12/04/2017 14:19 | Rafael Silva*

Compartilhar:


Nas produções de cinema, televisão, não existe "pensamento", justamente porque pensar é um ato íntimo e silencioso. Uso esta introdução para dizer que o que fica de nós não é o que pensamos sobre a vida, mas as ações que realizamos. Não tenho aqui a intenção de discutir o tema religião, mas fazer com que tomemos para o nosso dia a dia a história e os ensinamentos de um grande mestre.

Estamos em época de Páscoa e isso nos remete a eventos do cristianismo. Mas qual o significado de tudo que se passou na Terra há dois mil anos? Qual foi a ética que norteou os passos do Cristo? A ética foi, claramente, servir ao próximo.

No Brasil, o poeta Ferreira Gullar disse certa vez que a vida só tinha sentido porque temos o outro. É pelo outro que devemos viver, é com o outro que conversamos, que aprendemos, é pelos outros que escrevemos poesia, que cantamos nossas músicas, que amamos. No mesmo Brasil temos um dos piores índices na educação, na saúde, de retidão dos agentes públicos. E o que podemos fazer para mudar isso?

Ora, os maiores milagres de Jesus não foram a fartura de pão ou o andar sobre o mar. Ele ensinou que nós temos um poder maior sobre a vida: a crença de que somos capazes. Basta lembrarmos o que ele dizia a todos: "Vá, sua fé o curou!". Aí volto a outro escritor para mais um importante exemplo. Guimarães Rosa, aplaudido e traduzido em muitos países, afirmou: "O que a vida quer da gente é coragem."

Amar exige coragem, doação, respeito, ética, exemplo. Ninguém ama em silêncio, em pensamento. É preciso fazer da palavra amar um verbo de ação. E o que temos hoje, para expressar o amor que deveria habitar fortemente em nós? A vida é um ato coletivo. Mas desde o início do século passado estamos num processo de individualização. Antes, os filhos dormiam todos no mesmo quarto. Hoje, é um quarto para cada um. Antes, era um banheiro para cada casa. Hoje, um banheiro para cada cômodo. Antes, conversávamos pessoalmente, nos reuníamos na rua, nas lanchonetes, no clube. Hoje, a fria comunicação pelos meios virtuais.

É claro que a dinâmica da vida mudou. Mas, apesar das multidões nas ruas, nos grandes centros, estamos com sentimento cada vez maior de solidão. Charles Baudelaire, um poeta francês do século 19, disse isso lá atrás. Que seríamos um povo cada vez mais separado de nós mesmos.

Mas, é preciso aqui retomar a pergunta que dá título a este texto. Até hoje, ninguém foi capaz de esclarecer o que é a verdade. Cada um carrega, individualmente, seu ponto de vista. Mesmo o Cristo, questionado por Pilatos, momentos antes de ser crucificado, silenciou quando aquele lhe perguntou o que era a verdade. Pilatos, porém, estaria preparado para receber tal resposta? O mundo estaria preparado?

O que fica, certamente, é que a verdade é o próprio Jesus e seus exemplos: amar sem medidas, sem exigir nada em troca. Essa foi a maneira de responder a todos o que realmente é absoluto e universal: o amor.

Celebre, portanto, a vida, a coragem, a fé e acredite que seu exemplo pode mudar a história de outras pessoas, começando por você mesmo. Essa é verdadeiramente a mensagem que merece ser curtida e compartilhada. Que você tenha uma ótima Páscoa!

*Rafael Silva é deputado estadual, formado em filosofia e pós-graduado em sociologia

alesp