Ato solene homenageia mártires armênios


25/04/2017 18:43 | Da redação*

Compartilhar:

Garô Aharonian, Antranik Manissadjian, Ashot Galoyan, Celso Giglio, Nareg Berberian e Vartan Mourndjian<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2017/fg201589.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Celso Giglio (PSDB) presidiu, na noite de 24/4, ato solene em homenagem aos mártires do Genocídio Armênio de 1915, evento lembrado mundialmente nessa data. Na mesa dos trabalhos também estavam Ashot Galoyan, embaixador da República da Armênia no Brasil, o bispo Nareg Berberian, prelado titular da Igreja Apostólica Armênia do Brasil, Vartan Mourndjian, que representou o pastor titular da Igreja Evangélica Armênia de São Paulo, Garô Aharonian, e o professor Antranik Manissadjian, presidente da diretoria executiva da Igreja Apostólica Armênia do Brasil.

Giglio fez uma ampla explanação sobre os fatos históricos sobre desfecho da principal perseguição em 1915. O deputado realçou as características exemplares dos armênos: "um povo cheio de brio, que se espalhou pelos cinco continentes, sempre levando sua determinação, sua coragem, fazendo prosperar as cidades onde se estabeleceram". Giglio afirmou que, apesar de ser um evento triste, ocorrido há 102 anos, a data é parte indiscutível da história armênia. "Momento em que a comunidade reverencia seus mártires, mantendo viva a chama pelo reconhecimento das nações, sobretudo por parte da Turquia.

Ao falar da história dos armênios, o deputado voltou a suas origens em Osasco, 1966, quando seus primeiros amigos na cidade eram da colônia armênia. Giglio citou vários dos presentes, como o jornalista Vrejhi Sanazar, Janete Sanazar, esposa do primeiro prefeito de Osasco, Hirant Sanazar, o comerciante Jorge Kamalakian, o médico Roberto Tarpinian e o padre Boghos Baronian, da Igreja Apostólica Armênia São João Batista, de Osasco, a primeira Igreja Armênia edificada em solo brasileiro, em 1932. Giglio também reconheceu a importante atuação de Ronaldo Vasilian, presidente da Comunidade Armênia de Osasco. Giglio cumprimentou amigos de longa data, assim como colaboradores, entre os quais José Carlos Vido, secretário de Saúde de Osasco, André Menezes, presidente da Associação Comercial de Osasco, e o ex-prefeito Silas Bortolosso.

O deputado recebeu o agradecimento dos representantes da comunidade armênia por sua atuação constante em prol do reconhecimento do Genocídio Armênio por parte do governo brasileiro. Giglio reenviará moção à presidência da República para que reconheça a condição desse evento histórico.

*Com a colaboração do gabinete do deputado Celso Giglio

Garô Aharonian, Antranik Manissadjian, Ashot Galoyan, Celso Giglio, Nareg Berberian e Vartan Mourndjian

alesp