Assembleia aprova projeto que cassa ICMS de postos que adulteram bombas de combustível


03/05/2017 20:35 | Joel Melo - Foto: José Antônio Teixeira

Compartilhar:

Deputados durante a discussão do projeto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg201900.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Ordem do Dia acontece de terça a quinta-feira, sempre no plenário Juscelino Kubitschek, a partir das 16h30, para discutir os projetos que já foram examinados nas comissões e que, se aprovados, são encaminhados para a sanção do governador.

Na Ordem do Dia desta quarta-feira, 3/5, foi discutido o PL 872/2016, do governador, que visa punir com a cassação da inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS os postos que fraudarem bombas de combustíveis, controladas pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo " Ipem.

Após inversão da lista de projetos na Ordem do Dia, o PL 872/2016 passou a constar como primeiro item e foi aprovado.

A fraude consiste na substituição de componentes da placa eletrônica das bombas, fazendo com que seu marcador de combustível exiba uma quantidade maior do que a que foi efetivamente injetada no tanque. Conforme relatório do Ipem, em muitos casos foi identificado o uso, pelos fraudadores, de controles remotos para desativar o sistema quando chega a fiscalização.

Para coibir a reincidência dessa prática delituosa, o PL prevê a cassação da inscrição desses postos no cadastro de contribuintes do ICMS, o que inabilita o estabelecimento para comercialização de combustíveis.

Por causa do teor do projeto, que defende a população da ação de comerciantes inescrupulosos, não houve parlamentar que ocupasse a tribuna para atacar o projeto.

Na verificação de votação, foram apurados 50 votos favoráveis, número suficiente para a aprovação do PL.

alesp