Diagnóstico e tratamento de cegueira são discutidos na Alesp


03/05/2017 19:31 | Da Redação - Fotos: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Gondim (3º à esq.) e Macris (centro) representam o parlamento à mesa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg201856.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cauê Macris<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg201857.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Suel Aluyanara<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg201858.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência ocorreu na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg201879.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, no dia 2/5, por solicitação do deputado Luiz Carlos Gondim (SD), comemorou-se o Abril Marrom, mês de prevenção e combate às diversas espécies de cegueira. Especialistas da área participaram do evento e discutiram diagnóstico precoce e tratamento preventivo das várias causas de cegueira, visando conscientizar a população sobre a importância das ações preventivas. Dentre outras doenças oculares, abordaram-se os vícios de refração, catarata, retinopatia diabética, glaucoma e degeneração macular. Além disso, foi oferecida avaliação oftalmológica para os presentes.

"É muito importante ressaltar que abril é o mês dedicado à prevenção da cegueira e também à conscientização sobre a realidade das pessoas cegas ou com deficiência visual severa no país. Infelizmente procura-se o oftalmologista quando o problema já está grave. Se essa pessoa tivesse chance de um diagnóstico e um tratamento precoce, ela poderia não ficar cega. É preciso lembrar que as doenças caminham silenciosamente. Temos que conscientizar a população para ficar alerta e se cuidar. É preciso procurar um oftalmologista anualmente", declarou Gondim.

Além do deputado, foram convidados para a mesa o presidente da Alesp, Cauê Macris; Suel Abujamra, médico oftalmologista e presidente do Instituto Suel Abujamra; Paulo Frange, vereador de São Paulo; Eduardo Mendes Machado, diretor da Sociedade dos Amigos do Exército de São Paulo (Sasde); Anibal de Freitas, Ronaldo Fernandes, Kamel Aref Saab e Flavio Gonzalez.

alesp