ILP realiza evento sobre conscientização do autismo


03/05/2017 18:48 | Do Instituto do Legislativo Paulista

Compartilhar:


O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) realizou, no dia 27/4, o evento Conscientização do Autismo em São Paulo, em alusão ao dia 2/4, decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

A mesa do evento foi composta por Rodrigo Tritapepe, diretor-presidente do ILP, e Talita Cruz, escritora e presidente do Projeto Impacto Autista da Alesp. A primeira palestra foi proferida por Lúcia Bludeni, advogada e presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB-SP, sobre A Gestão das ONGs e a relevância na execução de políticas públicas. Ela discorreu sobre os primeiros passos para a criação de uma organização não-governamental com foco no terceiro setor, descrevendo a documentação necessária e os devidos certificados para uma organização de sucesso.

Fátima Souza, segunda palestrante do evento, é presidente da Associação de Amigos dos Autistas (Ama), fundada por um grupo de pais que não conseguiam vaga em escola para os filhos autistas. Hoje, a organização oferece um atendimento especializado, jurídico e contábil gratuito para cerca de 300 crianças autistas. A ONG sustenta-se financeiramente com cursos, palestras e doações.

A perspectiva médica autista foi abordada pela neuropsicóloga Ana Paula Lofrano Stefani, que esclareceu que a criança autista tem uma rigidez de pensamento, e por isso, atrai-se por padrões repetitivos. Ela afirmou que quanto antes é feito o diagnóstico do autismo, melhor o prognóstico e o desenvolvimento da criança. Uma criança autista não precisa apenas adequar-se, mas se desenvolver - o que deve ser feito com acompanhamento de psicólogos e dos pais.

Arte e esporte

O esporte é uma ótima maneira de introduzir as crianças autistas na sociedade, contribuindo ainda para o desenvolvimento cognitivo. Produção audiovisual do estagiário Felipe Kawai foi reproduzida, mostrando o trabalho voluntário do professor Sérgio Longo com atletas especiais. O caratê adaptado ensinado por ele já formou oito faixas pretas e dois campeões brasileiros em seus determinados estilos. Para o sensei Sérgio, a oxigenação do cérebro ajuda na capacidade mental dos atletas que, depois de começarem a praticar a arte marcial, diminuíram o consumo diário de remédios e melhoraram sua relação em sociedade.

A arte é apresentada com um impacto forte para o desenvolvimento da criança autista. Adriana Godoy, também palestrante no evento, é idealizadora do Autismo Projeto Integrar, que tem como objetivo guiar, por meio de quadrinhos educativos, o comportamento da criança autista em situações que, a princípio, poderiam deixá-la ansiosa e desorientada. São quadrinhos que descrevem o passo a passo de situações cotidianas, como ir ao banheiro ou à terapia. O projeto nasceu de uma necessidade própria: ajudar nas tarefas de seu filho autista. Com o sucesso do trabalho, Adriana criou um blog para ajudar outras famílias com dificuldades similares.

A defensora pública Renata Tibyriçá finalizou o evento falando sobre como funciona o atendimento da Defensoria Pública quanto à questão autista. Sua palestra tratou da pessoa autista e do direito à educação pública.

O autismo é um transtorno que atinge milhares de brasileiros, entretanto, pouco é falado sobre ele, que não tem cura, mas tem tratamento. O acompanhamento com psicólogos é necessário ao autista para ele se desenvolver plenamente, com autonomia e discernimento. Autistas geralmente possuem capacidade de memória muito acima da média e o estímulo visual é um dos principais aliados no aprendizado.

alesp