Encontro aborda meio ambiente no contexto internacional


04/05/2017 19:18 | Da Redação - Fotos: Vera Massaro

Compartilhar:

Matteo Sernesi, Antonio Pulcini, Carla Martins, Ubaldino Dantas e Nanci Figueroa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg201946.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carla Martins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg201947.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente no debate <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg201948.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Debate sobre o tema Meio Ambiente Contemporâneo reuniu palestrantes brasileiros e italianos na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 4/5, em seminário organizado pelo Instituto Brasileiro Espaço Futuro (IBEF) e o Instituto do Legislativo Paulista (ILP). Entre os convidados estava o senador italiano Domênico Scilipoti Sgrò, da Comissão de Segurança Energética e Meio Ambiente da Itália e membro da Comissão Ambiental da Ucrânia.

Também compuseram a mesa dos trabalhos Carla Martins, presidente do IBEF e da Rede Internacional de Excelência Jurídica de São Paulo; Ubaldino Dantas, membro fundador da Embrapa e presidente do CNIPEA; Nanci Figueiroa, diretora de Saúde do IBEF; e Antonio Pulcini, embaixador da Rede Internacional de Excelência Jurídica em Roma e presidente do Fórum Antiusura.

O encontro teve como eixo central a abordagem do meio ambiente contemporâneo, direito de ambiente espacial e saúde ambiental. Uma das ênfases do encontro foi a vertente do agronegócio brasileiro e das políticas de resíduos sólidos.

Os palestrantes italianos apontaram a necessidade de que o respeito ao meio ambiente esteja associado a modelos de financiamento internacional das ações ambientais no nível municipal. Defenderam que os sistemas bancários dos estados italiano e brasileiro possam atuar em conjunto para viabilizar investimentos empresariais que permitam às prefeituras implantar projetos ambientais e de destinação de resíduos sólidos, por meio de modelos de concessão pública de médio e longo prazos.

alesp