Entrevista com o deputado Gileno Gomes


15/05/2017 19:15 | Da Redação: Keiko Bailone - Foto: Rafael Marangoni

Compartilhar:

Gileno Gomes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202310.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Candidatar-se a uma vaga de vereador em uma cidade com quase um milhão e meio de habitantes e 905 mil eleitores, maior que muitas capitais e com uma infinidade de problemas: o baiano Gileno Gomes (PSL) encarou essa empreitada pela primeira vez em 2004, ainda filiado ao Prona. Conseguiu uma vaga na Câmara Municipal de Guarulhos. Posteriormente, mudou de partido, filiando-se ao PSL no ano de 2005, e reelegeu-se mais três vezes, tendo sido, no pleito de 2008, o terceiro vereador mais votado daquele município. Naquele ano, foi também o primeiro representante de seu novo partido a ocupar um cargo eletivo.

Ao avaliar, hoje, as eleições para a Câmara de Guarulhos e mesmo para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Gileno Gomes concorda que não foi fácil. No total são 13 anos de mandato. "Consegui trabalhar de uma forma que a população reconheceu. Tanto que minha esposa, Sandra Gileno, saiu candidata a vereadora em 2016 e foi eleita".

Gosta do mandato

Gileno Gomes diz que gosta de estar no mandato, participar das comissões, dos eventos externos como parlamentar, dos atos no Tribunal de Contas ou Ministério Público. Lamenta não poder ir a mais atividades, pois sua função como líder do PSL obriga-o a acompanhar as tarefas parlamentares da Casa, seja nas comissões ou como integrante do chamado blocão, composto pelos 28 partidos menores que ocupam um assento no parlamento paulista.

Em seu gabinete, recebe vereadores e prefeitos do seu e de outros partidos, que apresentam demandas de seus municípios. "Deputado estadual tem de trabalhar pelo Estado", entende Gomes. É diferente da atividade que executava quando era vereador que, apesar de ter apenas duas sessões semanais, conseguia aproximá-lo da população por intermédio da atividade política do dia a dia. "Guarulhos faz divisa com a capital e a Assembleia Legislativa, mas o tipo de atividade parlamentar acaba distanciando o deputado da cidade; só que a população ainda nos cobra como vereador", esclarece Gomes.

Indicações parlamentares

Ele comenta que, no ano que passou, devido à crise econômico-financeira, teve dificuldade de fazer indicações para Guarulhos, sua maior base eleitoral (obteve 90% dos votos nesse município), pois essa cidade estava incluída no Cadastro Informativo Municipal " dos municípios inadimplentes. Suas indicações para o Hospital e Maternidade Jesus Maria José e para a Casa de David em Guarulhos deram resultado. Da mesma forma, foram aprovados os pleitos para o Instituto do Câncer Dr. Arnaldo, Casas André Luiz, em São Paulo, e para a cidade de Brejo Alegre.

E as demandas continuam. Gileno Gomes antecipou indicação para a implantação do tratamento oncológico no Hospital Hebe Camargo e a reinauguração do hospital Padre Bento. "Além disso, numa recente reunião no Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), questionamos o superintendente sobre desassoreamento do rio Tietê, obras nos rios Baquirivu e Cabuçu de Cima e as enchentes na Vila Any, em Guarulhos, Pantanal e Vila Itaim, na zona leste da capital", asseverou.

O deputado referiu-se ainda a outro problema que afeta Guarulhos: a regularização fundiária. Gomes afirmou que há necessidade de regularizar os loteamentos, resultado do crescimento desordenado da região. "Estamos incentivando a adoção do programa Cidade Legal, informou. Criado em agosto de 2007, esse programa objetiva implementar, agilizar e desburocratizar as ações e processos de regularizações fundiárias de núcleos habitacionais. Por meio dele, a secretaria da Habitação oferece orientação e apoio técnico às prefeituras para a regularização de parcelamentos do solo e de núcleos habitacionais, públicos ou privados, localizados em área urbana ou de expansão urbana. Sempre para fins residenciais.

O que é tão difícil hoje

Gileno Gomes manifestou-se também sobre o atual cenário político. Segundo ele, não está fácil fazer política hoje em dia, mesmo representando a população de uma forma justa e respeitosa. O desgosto para com a classe política atinge a todos, de forma generalizada, e se agrava com a insatisfação dos 14 milhões de desempregados.

"A gente tem de mostrar que representa nossos eleitores de forma diferente. A população reconhece e dá um voto de confiança. Guarulhos foi meu berço, pois recém-nascido mudei-me com meus pais para essa cidade. Estou sempre em Guarulhos, onde moro há 48 anos. Conheço a cidade inteira", disse.

Projetos que apresentou

Ao referir-se aos projetos de lei que apresentou, Gileno Gomes lamentou o veto do governo ao PL 1.013/2015, de sua autoria, que trata da obrigatoriedade da presença de cobradores nos coletivos intermunicipais. "Estamos trabalhando para ver se conseguimos derrubar esse veto, que depende da presidência para colocar em pauta", esclareceu.

A seguir, destacou o PL 510/2016, que estabelece a gratuidade na cobrança por vagas em estacionamentos existentes em hospitais públicos do Estado. Esta proposta tramita atualmente na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Sobre as comissões permanentes em que atua como membro " a de Infraestrutura, Transportes e Comunicações e Assuntos Desportivos ", disse identificar-se com esta última, apesar de ser um esportista "à distância". "O que gosto mesmo é de futebol de várzea", confessa ele, que tem como time do coração o Palmeiras. Além disso, Gileno Gomes defende sua origem baiana. Criou até uma Frente Parlamentar em Defesa dos Nordestinos, a ser instalada em agosto deste ano. "Além de atender uma demanda dos conterrâneos, vamos programar ações em Guarulhos e outros locais para homenagear os nordestinos; eles contribuíram para o crescimento e a construção do maior Estado do Brasil", concluiu.

Saúde da mulher

As questões ligadas à saúde da mulher estão entre as preocupações de Gileno Gomes. Na Assembleia Legislativa, o deputado participou da Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Atenção Integral da Saúde da Mulher. Em março de 2016, a propósito do Dia Internacional da Mulher, Gileno Gomes promoveu, em conjunto com o deputado Pedro Tobias, do PSDB, um debate com médicos do Hospital Pérola Byington, importante centro de referência da saúde da mulher, e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), tratando do tema da vulnerabilidade da mulher.

alesp