Demissão de funcionários concursados é discutida na Alesp


16/05/2017 15:03 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

O deputado Giannazi presidiu a audiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202355.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Carlos Giannazi (PSOL) organizou audiência pública para ouvir e encaminhar as demandas dos empregados públicos concursados, demitidos pela Imprensa Oficial do Estado no dia 31/3.

A dispensa aconteceu sem negociação prévia, sob o argumento de déficit no setor de clipping de notícias do Poder Executivo Estadual. Segundo os empregados demitidos Paulo Giraldi e Ana Lúcia, "trata-se de um serviço público de relevância e interesse público, realizado por uma mão de obra altamente qualificada, que não visa lucro".

O presidente do Sindicato dos Jornalistas, Paulo Zocchi, alertou para os interesses privatistas por trás da questão: "Empresas privadas querem assumir as tarefas. A empresa BoxNet deverá passar a prestar o serviço de clipping A BoxNet conseguiu contratos terceirizados para fazer a comunicação de órgãos e secretarias do governo, após ter tido acesso à tecnologia e know how da Imprensa Oficial em parceria imposta pelo Palácio dos Bandeirantes."

Para Giannazi, é inadmissível que empregados concursados tenham sido demitidos, em vez de remanejados, enquanto outros cargos de confiança no mesmo setor foram mantidos: "Alckmin concedeu 11% do orçamento em isenções fiscais para grandes empresas financiadoras das campanhas do PSDB e faz cortes alegando crise?", questionou.

O deputado acionará o TCE, a Comissão de Controle e Fiscalização da Alesp e o MP para investigar o que se passa na Imprensa Oficial e o porquê dessas demissões.

carlosgiannazi@uol.com.br

alesp