Projeto que incentiva a produção de orgânicos é lançado na Assembleia
17/05/2017 17:54 | Da redação - Foto: Roberto Navarro
Produzir alimentos mais saudáveis e buscar novos modelos de agricultura e de relação com a natureza. Estes foram os principais temas discutidos nesta quarta-feira, 17/5, durante solenidade na Assembleia Legislativa. Na ocasião foi lançado um projeto para integrar todas as instituições e programas governamentais na formulação de políticas voltadas para agroecologia e produção orgânica no Estado de São Paulo.
A proposta foi construída na Frente Parlamentar em Defesa da Produção Orgânica e Desenvolvimento da Agroecologia, que contou com o apoio de 48 parlamentares de diversos partidos. Foram realizadas sete audiências públicas para aperfeiçoar o texto do projeto até chegar à redação final, que tramita atualmente na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
A deputada Ana do Carmo, coordenadora da Frente Parlamentar, destacou o amplo apoio que obteve para a confecção do projeto e reiterou a necessidade de continuar a luta para que ele seja aprovado na Assembleia e sancionado pelo governador.
O deputado Aldo Demarchi, que compartilhou a coordenação da Frente com a deputada Ana do Carmo, salientou a necessidade de mudar hábitos e proporcionar alimentação saudável para as crianças. Segundo ele, o projeto deve ser aprovado até agosto deste ano.
O plano prevê a criação de instrumentos regulatórios, fiscais e de incentivo para estas práticas, programas de educação agroecológica e de formação continuada de agricultura familiar e assentamentos rurais de povos e comunidades tradicionais, juventude rural e mulheres agricultoras.
O ato contou com a maciça participação de todos os envolvidos na construção do projeto, entre eles a professora Ana Primavesi, 96 anos, engenheira agrônoma brasileira nascida na Áustria, responsável por avanços no campo de estudo das ciências do solo em geral, em especial o manejo ecológico do solo; Márcio Stanziani, da Associação de Agricultura Orgânica; Ondalva Serrano, do Instituto Auá; José Valverde Machado, representante da secretaria da Agricultura e Abastecimento; Ana Marina Martins de Lima, representante do Fórum Paulista de Combate aos impactos dos agrotóxicos e transgênicos; Reginaldo Morikawa, superintendente da Fundação Okada; Sakae Kinjo, também da Fundação Okada; Leonardo do Carmo, da Articulação Paulista de Agroecologia; Lucilene Cruz, da Cooperacra de Americana e Luiz Carlos Demattê, presidente da Câmara Temática de Agricultura Orgânica Federal. Compareceram também os deputados Luiz Fernando, Alencar Santana, Zico Prado e Márcia Lia, do PT, que manifestaram apoio integral ao projeto.
Agroecologia
A agroecologia estuda os agroecossistemas, visando ao desenvolvimento equilibrado da produção, da ecologia, da economia, da equidade social e do uso e conservação da biodiversidade. Para isso, articula conhecimento técnico-científico, práticas sociais diversas, além de culturas populares e tradicionais. O sistema orgânico de produção adota técnicas que otimizam o uso dos recursos naturais e socieconômicos, respeitando a cultura das comunidades rurais, com o objetivo de obter sustentabilidade econômica e ecológica, maximizar benefícios sociais, minimizar a dependência da energia não renovável e proteger o meio ambiente, utilizando métodos culturais, biológicos e mecânicos em vez de materiais sintéticos e organismos geneticamente modificados.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições