Reitor da Unicamp fala à Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação


17/05/2017 18:18 | Da Redação - Foto: Roberto Navarro

Compartilhar:

Marcelo Knobel e Orlando Bolcone<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202461.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202462.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  	Reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202463.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e seus 28 anos de autonomia com vinculação orçamentária foi o tema da exposição feita pelo reitor da instituição, Marcelo Knobel, aos deputados da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação, nesta quarta-feira, 17/5.

A presença do reitor cumpre o estabelecido no parágrafo 4º, do artigo 52-A da Constituição do Estado de São Paulo, que determina a prestação de contas, anual, da gestão das universidades estaduais à Assembleia Legislativa. O físico Marcelo Knobel tomou posse no último dia 19/4, como o 12º reitor da Unicamp.

Após destacar o crescimento na graduação e pós-graduação, a importância da pesquisa na Unicamp que, segundo o reitor, corresponde a cerca de 8% de toda a pesquisa feita no país, e projetos de tecnológicos e de inovação, Marcelo Knobel apresentou o atual patamar orçamentário como o grande desafio da universidade. "O orçamento da Unicamp hoje está próximo aos valores de 2009", informou.

Vinculação e teto

Carlos Neder (PT), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas do Estado, disse concordar com a preocupação, apontando que a insuficiência do percentual de vinculação orçamentária destinado à Unicamp está em completo desacordo com a ampliação que a universidade está promovendo no Estado, como, por exemplo, com a Faculdade de Ciências Aplicadas de Limeira. Nesse propósito, o parlamentar anunciou o debate que deve acontecer na Alesp no próximo dia 24/5, sobre os hospitais universitários e a crise de financiamento.

O deputado João Caramez (PSDB) falou ao reitor da importância do apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 5/2016, que fixa como limite único da remuneração, subsídio, proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, o conhecido teto constitucional, para os poderes Judiciário, Legislativos e Executivos, o Ministério Público, a Defensoria Pública e os Tribunais de Contas, o valor do subsídio mensal dos desembargadores do Tribunal de Justiça, e não mais o do governador do Estado. De acordo com Caramez, a mudança do teto tornaria a carreira na universidade pública mais atrativa.

A reivindicação de que seja implantada também na Unicamp uma política de cotas foi reiterada pelo deputado Marco Vinholi (PSDB). Em resposta, o reitor informou que o assunto será pauta da próxima reunião do conselho universitário. "Não podemos afirmar que será aprovado nesta reunião, já que o assunto desperta polêmica, mas vamos avançar", disse Marcelo Knobel.

A reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação foi presidida pelo deputado Orlando Bolçone (PSB) e contou também com a presença dos deputados Welson Gasparini (PSDB), Doutor Ulysses (PV), Davi Zaia (PPS), Gilmar Gimenes (PP) e Clélia Gomes (PHS).

alesp