A Frente Parlamentar em Prol do Transporte Metroferroviário (Ftram) recebeu nesta quinta-feira, 18/5, o empresário Guilherme Quintella para uma exposição sobre o projeto denominado "Trens intercidades no Estado de São Paulo", que prevê linhas ferroviárias, de passageiros e de cargas, ligando São Paulo à região de Campinas, ao litoral Sul e ao Vale do Paraíba. Em 28/4, o governador do estado anunciou que a proposta sairia do papel, já que o governo federal concordou com a cessão de espaço físico para a implantação do primeiro trecho do projeto, que ligará por trilhos a capital à cidade de Americana. Guilherme Quintella, presidente da Estação da Luz Participações (Edlp) e diretor para a América Latina da União Internacional de Ferrovias, informou que a rede estudada em todo o projeto trens intercidades contempla 477 quilômetros de vias, a um custo de R$ 21 bilhões, num projeto executável por concessão em Parceria Público Privada (PPP). O trecho definido pelo governo do estado para dar início ao projeto tem 135 quilômetros e custo de R$ 5,4 bilhões, com uma demanda prevista de 60 mil passageiros por dia. "A tarifa para passageiros ficará um pouquinho acima do preço dos ônibus intermunicipais, talvez 10% a mais", informou Guilherme Quintella. O coordenador do encontro, deputado João Caramez (PSDB), destacou que as frentes parlamentares são ferramenta para abrir a discussão com a sociedade. "O trabalho da Frente em Prol do Transporte Metroferroviário só será um sucesso se houver muita dedicação de todos os que dela participam, parlamentares, indústrias, trabalhadores", concluiu. Participaram da reunião o vice-prefeito de Limeira, Doutor Júlio (DEM) e vereadores paulistas. As autoridades indagaram sobre a possibilidade de o projeto ser estendido a outras cidades. Guilherme Quintella explicou que o projeto foi elaborado de acordo com os recursos disponíveis, tendo em vista o viés privado de uma concessão ou PPP. Debates sobre o custo do projeto também foram levantados. Entre as entidades presentes, manifestaram-se no encontro a Frente Nacional pela Volta das Ferrovias, representada por José Manoel Ferreira Gonçalves; Emiliano Stanislau Affonso Neto, da International Association of Public Transport (UITP) e Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer).