Sistema penitenciário paulista é homenageado em sessão solene


22/05/2017 13:54 | Da redação - foto: josé antonio teixeira

Compartilhar:

Pagliuca, Severo, Gomes, Vieira, Gonçalves Jr e Bueno<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202620.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Policial presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202640.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202641.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, participou de sessão solene realizada nesta segunda-feira, 22/5, na Assembleia Legislativa, sob a presidência do deputado Milton Vieira (PRB), com o objetivo de homenagear o sistema penitenciário paulista.

Atualmente, a população prisional do Estado de São Paulo comporta 40% dos presos do país. Em 2012, o número de presos era 188.518, ocupando as 168 unidades prisionais do Estado, das quais 84 penitenciárias, 43 centros de detenção provisória, 15 centros de progressão penitenciária, 22 centros de ressocialização, três hospitais e uma unidade de regime disciplinar diferenciado, espalhadas por 94 municípios paulistas.

O Brasil possui a quarta maior população carcerária do mundo, com mais de 600 mil presos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, da China e da Rússia. Lourival Gomes fez um histórico do sistema prisional paulista, que completará seu centenário em 2020 e agradeceu em especial a todos os funcionários da secretaria de Administração Penitenciária, pelos importantes serviços prestados à sociedade.

Foi ouvida mensagem do governador Geraldo Alckmin em que também agradeceu aos funcionários do sistema prisional. O deputado Milton Vieira exaltou a atuação do secretário Lourival, elogiando sua conduta e capacidade administrativa.

O bispo Eduardo Guilherme Bueno, da Igreja Universal, relatou as ações que a igreja vem fazendo nos presídios, no sentido de ressocializar os presos, e agradeceu ao secretário pela oportunidade de desenvolver este trabalho.

Diversas autoridades ligadas ao sistema prisional e à segurança pública compareceram à solenidade. Entre eles, o presidente do Conselho das Penitenciárias Paulistas, José Carlos Gobbis Pagliuca, o juiz da 1ª vara criminal central e corregedor dos presídios da capital, Ulisses de Oliveira Gonçalves Jr., o coronel PM Marco Antonio Severo e o comandante da PM da Assembleia, coronel Eduardo Gomes.

Participaram, também, os deputados Gilmaci Santos, Wellington Moura, Sebastião Santos e Jorge Wilson Xerife do Consumidor, todos do PRB, e Itamar Borges (PMDB).

alesp