Sessão solene comemora Semana da Cidadania e Segurança

Semana ocorre anualmente de 11 a 16 de maio
22/05/2017 16:04 | Repórter: Keiko Bailone

Compartilhar:


Policiais Militares do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), professores da Escola da Família, escoteiros e guardas-mirins foram homenageados em sessão solene presidida pelo deputado Cel. Camilo (PSD), na última sexta-feira (19).

Ao abrir a solenidade, Camilo esclareceu que o objetivo era o de incentivar as organizações que acreditam em valores como educação, civilidade, ética, moral e de respeito ao próximo e à família. "O desafio é multiplicar a corrente do bem", acentuou, ao se referir a uma das propostas da Frente Parlamentar da Cidadania, Família e Cultura, da qual é coordenador. Ou seja, lutar por um espaço em salas de aula onde possa haver a discussão da educação moral e cívica, cidadania, compliance (*), "deem o nome que quiser", ressaltou. Ele criticou o fato de a disciplina de Educação Moral e Cívica ter sido retirada da grade curricular, sob a alegação de que seria um resquício dos tempos da ditadura militar. "Esta disciplina foi criada em 1940, na era do Getúlio Vargas", lembrou.

O ex-deputado Edson Ferrarini, parabenizou especialmente os policiais militares que trabalham no Proerd. Autor de livros, psicólogo clínico e na luta contra as drogas há mais de 40 anos, Ferrarini contou o caso do soldado Evandro Cerpa, alcoólatra que está há 45 anos sem beber "uma gota de álcool". Dirigindo-se aos policiais militares do Proerd, comentou que, ao longo de sua carreira, já havia tido contato com cerca de 200 mil pessoas viciadas em álcool e drogas. "Nunca tive um paciente que tivesse sido drogado por traficantes. O jovem entra nesse mundo por curiosidade ou desinformação, influenciado por amigos, namorados ou para se inserir num grupo. O trabalho dos proerdianos é falar com este jovem antes do viciado", alertou.

Os proerdianos

Implantado há 23 anos no Estado de São Paulo, o Proerd conta atualmente com 716 policiais militares instrutores. Segundo o diretor de Polícia Comunitária, de Direitos Humanos e coordenador do Proerd em São Paulo, Cel. Ernesto Puglia Neto, nove milhões de crianças já passaram por esse programa.

"A metodologia do Proerd é aplicada em 55 países. Para que possa continuar, temos de ser avaliados segundo critérios internacionais. Nesta última auditoria, compararam-nos ao trabalho desenvolvido pela polícia militar de Los Angeles e Chicago", informou Puglia Neto. Ao enfatizar a importância deste programa, ele observou que o Proerd recebe somente recursos da Polícia Militar, equivalente hoje a R$ 650 mil reais. Este valor representaria, segundo Puglia Neto, R$ 1,00 por criança. "Este é o diferencial do Proerd. É um investimento baixo para o resultado que consegue", assinalou.

Seguiram-se entrega de homenagens a Ana Maria Stuginski, da operacionalização do Escola da Família, programa desenvolvido pela secretaria estadual de Educação há 14 anos, e que conta atualmente com 2.200 escolas que abrem aos fins de semana para familiares de alunos; Adriana Lopes da Silva, policial militar proerdiana; Eduardo Jesus Barbosa, comandante da Guarda Mirim da Zona Sul (Associação de Orientação ao Jovem Cidadão) e o representante do Núcleo de Jovens Líderes dos Escoteiros do Brasil " Região São Paulo.



(*)Compliance é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, políticas e diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa e também para evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer)

alesp