CPI dos Planos de Saúde recebe técnicos do Procon


25/05/2017 13:14 | Da assessoria do deputado Ramalho da Construção

Compartilhar:

O deputado Ramalho da Construção durante a CPI dos Planos de Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2017/fg202848.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão Parlamentar de Inquérito " CPI dos Planos de Saúde, recebeu na última quarta-feira, 24 de maio, no Plenário Tiradentes da Assembleia Legislativa de São Paulo, representantes da Fundação Procon " SP. O intuito, da participação dos técnicos, foi para explicar como o órgão fiscaliza, apura e conduz as reclamações dos usuários do serviço que estão gerando uma grande demanda de reclamações.

O deputado Ramalho da Construção (PSDB), membro efetivo da CPI, questionou sobre a dinâmica na apuração das reclamações, além de números de irregularidades apuradas em 2016 e também quantas queixas foram resolvidas.

"Há alguns anos eu precisei passar por uma cirurgia de emergência para retirada de um câncer e o plano de saúde queria marcar para depois de um ano. Tive que pagar o procedimento e depois recorrer. Um absurdo, pois há muitos anos era usuário dos serviços da administradora", comentou Ramalho da Construção.

Os técnicos do Procon explicaram que o atendimento é feito em duas fases. Na primeira, recebe a reclamação presencial ou por meio eletrônico. Não havendo conciliação passa-se para a fase seguinte que é o envio para o setor competente de saúde da fundação para as ações com o encaminhamento do processo.

Eles alertaram, assim como Ramalho da Construção comentou, que devido à emergência dos procedimentos ocorre a judicialização, ou seja, o usuário entra com processo na justiça para conseguir o tratamento. Após esclarecimentos a fundação se comprometeu em encaminhar demais informações para o andamento dos trabalhos da CPI.

alesp